quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Minha Mãe é uma Sereia (1990)

Esse é sem dúvida alguma um típico filme de sessão da tarde. Um verdadeiro clássico. O que não o torna de forma alguma um filme ruim ou de baixo nível, muito pelo contrário, essa amável fita com seu teor doce e conflitante pode agradar a todos sem dúvida alguma. Desde que quem assista esteja disposto a contemplar uma história simples e básica, mas cheia de conflitos normais da vida social, que o roteirista June Roberts, não deve ter tido nenhum trabalho para escrever.

A emoção sentimental é o ponto chave desse filme que não deixa de lado os momentos engraçados e até intrigantes e preocupantes, mesmo tratando-se de uma comédia, porque é uma comédia que tem uma história belíssima e cheia de grandes rumos e alternativas inimagináveis.

Essa é a história de uma mãe solteira, que não por esse motivo é uma perua e adora se divertir, sempre arrumado algum problema onde mora. Como, por exemplo, ser mal vista pelas pessoas da cidade, o que a faz estar sempre se mudando. A tarefa de interpretar esse papel nada fácil ficou com Cher, que não foi tão mal, mas talvez tenha deixado a desejar em alguns momentos, um dos pouquíssimos problemas de todo o filme.

As ‘aventuras’ da mãe acabam deixando a filha mais velha, Charllotte (Winona Ryder) sempre irritada e brigando com a mãe quase o tempo todo. É um papel mais complicado ainda do que o de Cher, Winona tem de se revezar entre uma menina comportada e religiosa, e ao mesmo tempo uma garota que se apaixona e quer sentir todas as emoções da adolescência. Ela o faz muito bem e tem neste filme sem dúvida uma de suas melhores atuações, talvez até a melhor da carreira ao lado de ‘Adoráveis Mulheres’.

Podemos ver neste filme também a excelente atuação de Cristina Ricci, ainda criança antes de voltar a fazer sucesso em ‘A família Adams’, onde tem atuação impecável. É possível ainda comparar outros momento desta atriz em ‘A filha da Luz’, um filme recomendado.

Vale a pena conferir esta fita ‘familiar’, principalmente quem não anda muito bem com a mãe, que vive brigando. O título deste filme em português não retrata muito bem a ideia do mesmo em inglês na minha opinião, Mermaids significa Sereias, e acho que corresponde não só ao papel de Cher como também de Ryder e Ricci. Três sereias irresistíveis que deixaram você pensativo por um longo tempo, pensando em como a vida pode tomar rumos inesperados e dramáticos, e por fim terminando de forma alegre e harmoniosa, afinal nem todos os filmes precisam acabar tragicamente só porque sua história teve momentos difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário