quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Identidade Bourne (2002)

Um filme eletrizante e de ação pura. ‘A Identidade Bourne’ tem um roteiro original e de primeira qualidade, é um filme que emplaca, não fica dando voltas e voltas, é direto e mantém a atenção do espectador do inicio ao fim. Ele não deixa dúvidas e não desanima em nenhum momento.

A história é de certa forma até simples, Jason Bourne (Matt Damon) é um tipo de agente secreto que perde a memória, e a partir do momento que é encontrado, no mar, passa a tentar descobrir sua identidade e ao mesmo tempo escapar do seu ‘ex-chefe’ e assassinos profissionais de todo o mundo que estão atrás dele.

Junto com ele estará uma linda mulher, Marie (Franka Potente de ‘Corra Lola, corra’). Inocente e que cai na vida de Bourne por acaso, uma originalidade da fita e quando ele tenta livrar a moça da encrenca sem querer ficar com ela para protegê-la, como na maioria dos filmes.

A tenção é máxima na maioria das cenas, apesar de haver algumas paradas repentinas, umas cenas meio lentas mas que não tiram o brilho das sequências. Não existem aquelas cenas mirabolantes, coisas passivas de se dizer “isso é impossível”. Existe sim muita inovação, como na fuga em um carro ‘fraco’ de Paris, ao contrário do carrões super motorizados normais em filmes de perseguição.

Vale destacar também as características do personagem de Damon, ele não lembra de nada a não ser suas habilidades marciais, fala várias línguas e também é muito inteligente, sabendo várias coisas ao seu redor. É um tipo de Rambo ‘fraquinho’, seria um papel que Steven Seegal adoraria fazer, ainda bem que não foi!!!

O filme lembra alguns outros como ‘O Pacificador’, ‘O fugitivo’ e ‘Queima de Arquivo’ além de ‘Inimigo do Estado’ com as mais diversas armas eletrônicas de localização que usam, mas as coisas acontecem de maneiras bem diferentes e o fato de decorrer na Europa (França e Suiça) muda completamente a cara comparado a esses citados.

Este é um filme digno de ser assistido, vale sua atenção total em todos os momentos. Você tem a chance de ‘adivinhar’ o final, mas não o fará por completo, a não ser que leia o cartaz de divulgação antes, mesmo assim eu duvido!! E o sucesso foi tanto que originou outras continuações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário