quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Bad Boys II (2003)

Depois do sucesso de 'Os Bad Boys' (1995), o diretor Michael Bay resolveu até com certo atraso, tentar dar uma continuidade na história com 'Bad Boys II' em 2003, só que parece mais um filme novo e sem qualquer ligação com o anterior exceto pelos personagens principais, a preocupação básica é ação, explosão, violência com aquele já famoso toque de humor para quebrar o gelo em quase todas as cenas deste tipo, com um tempo de duração extremamente excessivo de 147 min, o que mais se vê são tiros e destruição, bem típico.

Os detetives Mike Lowrey (Will Smith) e Marcus Burnett (Martin Lawrence) estão novamente em ação na polícia de Miami, agora investigam o tráfico de ecstasy. O principal traficante é Hector Juan Carlos 'Johnny' Tapia (Jordi Mollà) que monta um esquema para dominar todos os clubes e boates para vender sua mercadoria, o problema de Mike e Marcus é que a narcóticos também estará investigando Tapia, e na equipe está a agente disfarçada Syd (Gabrielle Union), que é irmã de Marcus e trabalha em NY, dizendo a todos estar em Miami apenas dé férias.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Amores Brutos (2000)

O Sucesso e competência de 'Amores Brutos' só faz provar que existe muita qualidade e inteligência no cinema fora dos EUA, fora de Hollywood, mesmo que as semelhanças intensas com 'Pulp Fiction' sejam extremamente evidentes por aqui, mas a realidade é outra, o lugar é outro e a vida de cada personagem é completamente diferente, tudo isso aliados a uma interpretação fiel e dedicada dos atores que faz com o filme ganhe força e seja repleto de atrativos e situações de prender totalmente a atenção, deixando muito para trás aquele jeito horrendo em que os mexicanos produzem suas novelas.

Este foi o filme de estréia do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, mais tarde ele estaria a frente de '11 de Setembro' em 2002 e no ano seguinte '21 Gramas', rodado nos EUA e que tem uma história um tanto quanto semelhante a esta, envolvendo também 3 histórias de vida destintas que acabam se interligando de alguma forma, na produção mais recente a idéia principal é outra e a confusão das cenas e muito mais intensa, conta com atores mais conhecidos e consagrados e parece ter uma força maior, mas 'Amores Brutos' consegue ter a sua dramaticidade particular e uma trama muito mais light e compreensível, a verdade é que a migração para os EUA é uma coisa natural afinal tem muito mais recursos, vale não só para o diretor como também para alguns atores que acabaram se destacando na película.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Por um Fio (2002)

Um filme que divide muitas opiniões, acredito que a maioria das pessoas aprovou 'Por um Fio', mas muitos acham que faltou algo, seja pelo final diferente ou previsível, seja pela rapidez com que os fatos ocorrem ou a simplicidade com que o filme fora feito, por mais incrível que possa parecer, na minha opinião o que ficou muito, mas muito melhor mesmo do que o próprio filme, que de fato eu gostei muito, foi o trailer, não há dúvidas que trailers rendem bastante, são feitos para atrair o público, às vezes até enganam muito fazendo o público pensar que se trata de algo e quando vê o filme se decepciona, mas esse aqui pra mim ficou perfeito.

O inicio do trailer é praticamente igual ao do filme, fala sobre a população de Nova York, a quantidade de pessoas que fala ao telefone e que possui celular, e logo apresenta o personagem principal que dentro de uma cabine telefônica (uma das últimas ainda existentes) tem um atirador em sua mira, e terá que se redimir de sua mentiras para não morrer, o que ficou marcado pra mim não só no trailer mas também nas chamadas da TV, especiais e outros coisas mais, foram as frases que ele fala, muitas vezes gritando: 'The wasen´t me', 'I don´t shoot anybody', e as do policial: 'drop the gun' e 'hold your fire' e quando o atirador força ele a escolher entre a mulher e a amante e repete o nome da amante duas vezes 'Pam... Pam' abreviação de Pamela que na verdade é como se fosse o tiro de uma arma, incrível, e tudo associado as imagens rápidas mostrando um suspense excelente, ficou realmente de arrepiar.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Encurralada (2002)

'Encurralada' poderia ser mais um daqueles filmes que passam totalmente desapercebidos, típicos de serem exibidos em uma sessão perdida do SuperCine nas noites de sábado, mas contando com um elenco que chama a atenção e algumas cenas de pura angústia, temos um resultado final satisfatório e é sem dúvida uma grande oportunidade para ver o excelente trabalho da atriz mirim e promissora Dakota Fanning.

Na básica história um trio de bandidos sequestra a filha de um casal rico, a ação inovadora e tratada pelo filme como a 5ª vez que é praticada mostrando inclusive em seu inicio o final da última investida que ocorrera 6 meses antes, enquanto Marvin (Pruitt Taylor Vince) leva a garotinha Abby (Dakota Fanning), o chefe do grupo Joe Hickey (Kevin Bacon) fica na casa mantendo a mãe Karen Jennings (Charlize Theron) sob custódia, enquanto isso num hotel, a mulher de Joe, Cheryl Hickey (Courtney Love) irá render o marido de Karen, William (Stuart Townsend), onde tudo faz parte do mirabolante plano afim de não levantar suspeitas no hora de receber o dinheiro.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Eu Sou a Lenda (2007)

Quem sabe o que ocorreu após o final de "Exterminador do Futuro 3" ? ou ainda quem viu o final de "Resident Evil 2" ? .... a Terra ficou destruída ? houve uma extinção quase total dos seres-humanos ? como seria a continuação de um roteiro como este ? as respostas para todas essas instigantes perguntas estão no filme 'Eu Sou a Lenda'. Depois que a Dra. Alice Krippin diz que pode ter descoberto a cura do câncer, passam se três anos e o que se vê é uma cidade fantasma, Nova York tomada apenas por animais e praticamente deserta, cheia de matos nas ruas e com apenas um sobrevivente ao que mais tarde descobrimos ter sido o causador do extermínio, um vírus, surpreendetemente chamado "Krippin".

O tenente-coronel (e médico) Robert Neville (Will Smith) é imune a este vírus e foi designado para ficar em Nova York (chamado de ponto-zero) depois que a cidade foi evacuada e colocada em quarentena, para estudar e buscar uma cura, o tempo passou e tudo que ele conseguiu fazer foi sobreviver, junto com sua cadela Samantha, já que muitos humanos acabaram virando criaturas com características vampirescas que caçam os humanos à noite para se alimentarem de seu sangue. Assim o filme acaba ganhando uma semelhança inevitável com o filme 'Náufrago' de Tom Hanks, com a diferença de que neste o ator principal está numa ilha no meio do oceano e precisa sobreviver com a esperança de ser achado, já em 'Eu Sou a Lenda', Neville precisa lutar contra as criaturas e ainda buscar uma cura para elas, mas sem muitas esperanças, o engraçado é que ele está também em uma ilha (Manhatan) e tem como companheira uma cadela, ao contrário de 'Náufrago' em que Hanks tinha apenas uma bola para 'conversar'.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Stallone Cobra (1986)

Eu acho que até o final dos anos de 1990, mais ou menos na época do filme "Cop Land", o Sylvester Stallone ainda estava no auge e ainda sabia o que fazer no cinema. Depois disso eu só abro uma excessão para "Rocky Balboa" (2006), porque "Rambo" (2008) foi tão terrível como qualquer outro filme recente dele, incluindo principalmente "Os Mercenários". Mas nos anos de 1980 Sylvester Stallone era "O cara".

E em meio a "Rocky", "Rambo" ou o brilhante "Falcão - O Campeão dos Campeões", ele fez "Stallone: Cobra", um dos maiores clássicos policiais de ação de toda a história do cinema. Um filme trash sim, mas histórico principalmente por causa de Stallone. Um filme que na verdade se chamava "Cobra", mas que trazia o nome Stallone em letras maísculas no pôster e por isso recebeu no Brasil o nome de "Stallone: Cobra". Uma filme que vai além de sua sinopse simples e banal, porque foi um filme polêmico. E por mais que tenha sido mal feito e se tornado Rei do Framboesa de Ouro na época, ele foi objetivo e deu o seu recado, e por isso talvez não tenha agradado alguns.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

A Garota de Rosa Shocking (1986)

Muito engraçado os comentários das pessoas mais novas que assistem esse verdadeiro clássico dos anos 80 hoje em dia. Esse pessoal criado com essas histórias bizarras de "Crepúsculo" e sabe lá mais quantas porcarias como essa. Em "A Garota de Rosa Shocking" estamos falando de ninguém menos que John Hughes, um roteirista que simplesmente foi um grande mestre dos filmes de comédia e principalmente os filmes de High School, sua grande especialidade que culminou no épico "Curtindo a Vida Adoidado", de 1986, justamente o mesmo ano deste "A Garota de Rosa Shocking".

Hughes ainda deu as cartas em outras grandes produções como "Férias Frustradas de Natal" e "Esqueceram de Mim", mas o seu grande auge foi mesmo nos anos de 1980. E nessa época fez uma parceria muito especial com a atriz Molly Ringwald, sendo ele o roteirista dos três principais filmes dessa atriz. Molly Ringwald hoje em dia está em seriados pequenos como "A Vida Secreta de uma Adolescente Americana" e apesar de estrelar vários filmes, jamais alcançou o sucesso que teve em "Gatinhas e Gatões", "Clube dos Cinco" e "A Garota de Rosa Shocking", sendo que este último foi o seu auge, assumindo o papel principal sem ser incomodada por ninguém, se tornando a atriz no comando as situações, decidida sobre quem ela quer, brigando com o pai, falando as verdades para o melhor amigo e aguçando os sonhos da melhor amiga.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Armadilha Internacional (2003)

Filme policial com suspense bem fraco que foi um fracasso, produção mediana, direção enrolada e roteiro que deixa a desejar, mas algumas situações iniciais mesmo que muito pouco acaba chamando a atenção e de certa maneira prende o telespectador que acaba tendo vontade de continuar vendo, não acho que determinados acontecimentos sejam suficientes para decepcionar completamente quem se aventura até o final mas também não é algo tão ruim para se jogar no lixo, 'Armadilha Internacional' serve amplamente como diversão básica e um bom passa tempo que é pouco intrigante e muito mais relaxante, principalmente pelos acontecimentos finais.

No inicio do filme é meio impossível imaginar alguma coisa sobre a trama, a secretária Beth Ann (Kathleen Wilhoite) que trabalha para o banqueiro Martin Raikes (Michael Keaton) está saindo de licença e em seu lugar entra a substituta Rachel (Rachel Ferjani) que logo fica sabendo de todas as características de Raikes que é muito meticuloso e correto, um monte de baboseira que depois pouco vai influenciar nos demais acontecimentos, de importante mesmo só o fato dele ter uma filha, Emma (Clare Thomas), que foi morar com a mãe na Inglaterra; desconfiado de que um de seus clientes está roubando o banco ele então viaja para a França onde vai aproveitar para visitar a filha logo no dia seguinte.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Na Teia da Aranha (2001)

Ao mesmo tempo em que os filmes de suspense conseguem surpreender a cada nova produção, os policiais insistem freneticamente em seguir sempre os mesmos parâmetros e abusar das reviravoltas surpreendente e já muito batidas em seu final, aposta-se de tudo para tentar um final inovador mas no fundo acaba saindo tudo sem muita originalidade, principalmente em filmes mais recentes como este 'Na Teia da Aranha', que traz de volta o personagem Alex Cross, de 'Beijos que Matam'.

Mesmo não se tratando de uma continuação direta foi indispensável que Morgan Freemam continuasse no papel do detetive, mas não suficiente para que este filme fosse melhor ou até mesmo tão bom quanto seu antecessor, a necessidade de se fazer algo diferente no seu desfecho, fato que inclusive adiou sua estréia nos EUA, além de uma trama fraca e pouco envolvente, excessivos clichês e personagens de apoio fracos fizeram com que as expectativas ficassem muito abaixo do esperado e comprovaram que para se continuar fazendo filmes desse gênero será preciso muito mais criatividade daqui para frente ou os clássicos como 'O Silêncio dos Inocentes' e 'Seven, os sete crimes capitais' jamais serão superados, principalmente pelo intenso clima de suspense que envolve ambos, algo que costuma ser trocado por um pouco mais de ação e cenas dispensáveis.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O Planeta dos Macacos (2001)

Como muitos já sabem, este 'Planeta dos Macacos' é uma refilmagem do homônimo de 1968, que se tornou ao longo dos anos um clássico dos cinemas assim como '2001, uma odisséia no espaço' que é mais ou menos da mesma época, até pouco tempo atrás era possível ver ainda o original na TV que conta com um final extremamente ousado e surpreendente que causou um ótimo impacto e causa até hoje apesar de ser muito conhecido, pois o mesmo teve continuações e seriados posteriormente, o que denota ainda mais o seu sucesso e influências.

O diretor Tim Burton é conhecido basicamente por caracterizar demais seus personagens, basta lembrar de 'Os Fantasmas se divertem' e de Johnny Deep em 'Edward, Mãos de Tesoura' e 'A Lenda do cavaleiro sem cabeça', além é claro de 'Batmam' para comprovar isso, teve aqui uma grande chance de fazer isso novamente mas não conseguiu de fato um resultado muito agradável, os macacos do filme original apesar da época estavam, salvo as devidas restrições, mais interessantes e mais legais de se ver, agora houve na minha opinião um excesso de maquiagem que alterou demais o jeito de um macaco querendo fazê-lo o mais humano possível apesar dos gritos estridentes e dos saltos de galho em galho, mesmo que não sejam só galhos!, a macaca que ajuda os humanos é a pior de todas, poderia dizer que ela é feia demais, somente mesmo o visual dark do filme é uma das características de Burton que pode ser comprovada.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Um Tira da Pesada 2 (1987)

'Um tira da pesada II' é obviamente o segundo filme da série que trazia ninguém menos que Eddie Murphy, um dos grandes comediantes da década de 80, sem dúvida a sua melhor época no cinema, quando era realmente engraçado, simples, extremamente cativante e absolutamente envolvente, era fácil notar como não era apenas um personagem em cena e sim o próprio ator e seu estilo clássico e único de atuar, que seria futuramente copiado principalmente pelos seus sucessores negros a exemplo de Martin Lawrence com que inclusive atuaria junto futuramente.

No primeiro filme o policial Axel Foley foi para Los Angeles, em especial Bervely Hills, onde acabou investigando um caso mesmo sendo perseguido e obrigado a voltar para Detroit, sua verdadeira jurisdição, acabou conhecendo Billy Rosewood e Taggart que perseguiam ele por toda cidade e eram sempre enganados, no final ficou amigo dos dois e desta vez eles estão com problemas.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Hannibal (2001)

Para poder tirar alguma coisa boa de 'Hannibal', infelizmente é necessário esquecer completamente o seu antecessor 'O Silêncio dos Inocentes', mesmo porque a mudança de nome, que mais tarde mudaria novamente em uma outra parte da história é mais do que justa, pois se trata de um outro filme, idéias completamente alteradas, personalidades extremamente modificadas, rumos totalmente alterados e um novo estilo empregado, assim podemos considerá-lo como um filme razoável com momentos interessantes e algumas atuações clássicas.

O grande problema porém é realmente conseguir esquecer aquele que foi um filme absolutamente extraordinário, 'O Silêncio dos Inocentes' faturou nada menos que cinco estatuetas do Oscar, e o melhor é que foi nas cinco categorias mais importantes, roteiro, direção, ator, atriz e melhor filme do ano, nada mais do que justo pois tratava-se de um suspense jamais visto antes, o telespectador era envolvido em uma trama como num jogo de quebra-cabeças onde ele mesmo ia montando as peças, era impossível imaginar que rumo a história iria tomar além do final que foi surpreendente e arrebatador, as interpretações de Anthony Hopkins e Jodie Foster foram maravilhosas, principalmente nos momentos em que apareciam juntos, um verdadeiro clássico que marcou época.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

3000 Milhas para o Inferno (2001)

Não tenho dúvidas que se trata de um filme extremamente forçado, bem piegas, lotado de clichês, com vários furos no roteiro, violência gratuita, atores que são denominados canastrões, muito tempo de duração que resulta em várias cenas inúteis, péssima direção e mais uma infinidade de defeitos que o levam diretamente para o fundo do poço, '3000 milhas para o Inferno' onde até o próprio nome em português já é uma piada, não é de maneira alguma recomendado para pessoas que são muito críticas e buscam somente filmes de alta qualidade não só em suas histórias mas também em sua direção, atuação e outros atributos, por isso minha primeira impressão para este filme é que ele serve somente para quem tenha a mente aberta para qualquer outro tipo de filme além destes perfeitos, e para quem consegue se divertir sem problemas com qualquer fitinha de segunda linha que não é feita por profissionais de alta qualidade, pois além dos defeitos iniciais citados, o que gera realmente tudo isso é a produção, direção e o roteiro do filme, serve somente para diversão e nada mais.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Olhos Famintos (2001)

Não acredito que apenas o nome ou um rápido trailer sejam suficientes para chamar o mínimo de atenção para o filme 'Olhos Famintos', que tenta de alguma forma mudar um pouco o rumo dos filmes de terror teen que como todos já sabem virou uma febre após o sucesso de 'Pânico', ao contrário das tentativas de 'Lenda Urbana', 'Eu sei o que vocês fizeram no verão passado', 'O dia do Terror' e tantos outros que conseguiram piorar ainda mais em suas continuações, esse filme possuí uma fórmula uma pouco mais diferenciada, utilizando-se de recursos sobrenaturais, cenários menos variados, atores pouco conhecidos e cenas muito bizarras, não perde muito tempo com explicações e ainda surpreende de forma espetacular no final, é necessário gostar muito de terror, suspense e ainda estar seguro e muito ciente do que estará por ver.

Um casal de irmãos, Darryl (Justin Long) e Trish (Gina Phillips) dirigem por uma estrada muito deserta devolta para casa, em meio a discussões clássicas de irmãos que fará você rir caso já tenha vivido a mesma situação, acabam sendo surpreendidos por um estranho caminhão que parece querer bater neles e depois segue em frente, depois do susto um tempo mais tarde avistam o mesmo caminhão em frente a uma Igreja velha, com um estranho ser que parece estar jogando corpos por um tipo de tubulação, seguem em frente mas resolvem retornar e investigar o que viram.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

De Olhos Bem Fechados (1999)

O filme 'De Olhos Bem Fechados' foi um dos mais aguardados do ano de 1999 e talvez até um dos mais esperados de todos os tempos por diversos motivos, um Drama que é também extremamente voltado para o Suspense e ainda conta com um lado Erótico jamais visto em produções deste tipo, aliás esse é um dos motivos que tornaram o filme tão aguardado, muitos mistérios que rondavam as gravações de mais de um ano e a certeza dada de que a fita possuía alta carga de nudez, o fato do Diretor ser Stanley Kubrick, um dos mais conceituados de toda a história e um agravante, ele morrera antes de poder editar o material, além de tudo isso a produção era estrelada por um dos casais mais badalados de Hollywood, fatos que inevitavelmente deixaram todos loucos para assisti-lo.

Talvez a ansiedade em demasia e a falta de perspicácia fez com que muitos se decepcionassem com o resultado final da obra e chegasse até o ponto de considerar como o pior filme de Kubrick, fato é que a maioria dos filmes deste mestre do cinema é recheada de mistérios e cenas complexas, confusas e até mesmo incompreensíveis, principalmente '2001, uma odisséia no espaço' e várias passagens de 'O Iluminado', sempre com mensagens subliminares e idéias vagas no ar para que o próprio telespectador tire suas próprias conclusões, e neste filme não foi diferente, principalmente pelo seu longo tempo de duração, não definir exatamente uma linha lógica de raciocínio, complicar algo já tão complicado, ser lento em vários momentos e finalizar praticamente do nada, simplesmente parar a história num ponto, com uma palavra e fim, sem dúvida algo que deixa muitos de cabelos em pé mas que eu particularmente considero legal pois é ousado e isso é sempre interessante.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A Enfermeira Betty (2000)

Certamente não é novidade para ninguém que muitos filmes bons, com roteiros originais, inteligentes e diferenciados, com atores de prestígios e uma direção tão competente quanto qualquer grande filme que você já viu, possa não fazer quase nenhum sucesso junto ao grande público, passam praticamente desapercebidos pelos cinemas após terem sua estréia adiada por muito tempo e além disso chegam a poucas salas, ficam pouco visíveis nas locadoras e quando chega na Televisão passam num Sábado à noite bem tarde, e é exatamente tudo isso que acontece ou aconteceu com 'A Enfermeira Betty', um filme que pode ser definido resumidamente como 'pouco comum' ou 'diferente de tudo que você já viu' que é uma das frases mais usadas para se referir ao filme.

Trata-se de uma comédia, mas isso sem dúvida é quase nada para podermos encaixá-lo em um gênero, é uma comédia sim sem dúvida alguma mas conta com momentos de drama total, atores passando por sentimentos dolorosos que transmitem ao telespectador, dentre tais ainda encontramos o amor, mas muitas cenas violetas, bizarras até mesmo e recheadas de humor negro impedem que esta seja mais uma simples comédia romântica, o diretor Neil LaBute não deve agüentar mais as comparações com Tarantino mas ele consegue conduzir o filme com a mesma habilidade do excêntrico Quentim, com cenas fortes e cheias de sangue além de muita insanidade e o melhor que são as reviravoltas incríveis e bem diversificadas, além das famosas cenas finais de tiroteio, uma comédia dramática amorosa diferenciada, talvez este seja um termo que possa chegar mais perto dessa história mirabolante e interessante sobre a enfermeira Betty.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Roubando Vidas (2004)

Um suspense policial dos mais intrigantes e até mesmo diferenciados que existem, 'Roubando Vidas' realmente faz parte de uma carga enorme de filmes semelhantes que passaram a ser produzidos em excesso após o grande sucesso de 'O Silêncio dos Inocentes', sempre com histórias parecidas sobre os chamados assassinos em série, mais conhecidos como serial killers, mas sempre conseguindo trazer ao cinema uma visão diferenciada sobre tais psicopatas e principalmente cenas e conclusões cada vez mais instigantes e interessantes, além é claro de uma visão bem real do trabalho da polícia, em especial do FBI.

A primeira notoriedade interessante da fita é começar cerca de 20 anos antes do tempo presente, mostrando um jovem confuso que parece ter fugido de casa e querendo ir para algum lugar, o mais longe possível segundo ele mesmo conta, acaba encontrando um outro rapaz e durante a viagem que passa de um ônibus para um carro ele resolve simplesmente matar o novo companheiro e assumir a vida do mesmo, acreditando assim que poderia ter um futuro melhor, o ato passa a se tornar uma obsessão e então ele continuará a cometer crimes da mesma maneira, e cada nova vítima terá sua vida tomada por ele até que ele se canse e resolva roubar a vida de uma outra pessoa que ele julgue ser mais interessante.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Conta Comigo (1986)

Este é mais um dos clássicos, encantadores e maravilhosos filmes da célebre e mágica década de 1980, 'Conta Comigo' tem cadeira cativa garantida para sempre na 'Sessão da Tarde' ao lado de outras peculiaridades como 'Curtindo a vida Adoidado', 'Sem Licença para Dirigir', 'Os Goonies', 'A Inocência do Primeiro Amor' e tantos outros, sempre contando histórias agradáveis e adoráveis sobre infância e adolescência, épocas tão difíceis na vida das pessoas que ao mesmo tempo são muito importantes e primorosas para definir o futuro de cada um, e nem sempre os destinos são os melhores.

O roteiro é baseado em livro de Stephen King que por sua vez relata fatos ocorridos na vida do próprio escritor, a história se passa numa pacata cidade chamada Castle Rock onde vivem poucos habitantes, entre eles estão quatro garotos de 12 anos de idade que se reúnem regularmente a fim de tentarem esquecer os problemas de suas vidas em família, Gordie (Wil Wheaton) é o mais inteligente de todos e o único com um talento em particular que é escrever e contar histórias, se considera rejeitado pelos pais principalmente após a morte do irmão (John Cusack) que jogava futebol Americano, Chris Chambers (River Pheonix) é o mais durão dos quatro e tem uma imagem ruim devido ao seu irmão mais velho que ao lado de outros amigos também que com idades avançadas aprontam pela cidade e também brigam com os garotos, Teddy Duchamp (Corey Feldman) e o mais alienado de todos e tem um pai maluco devido às guerras que participou como soldado, apesar de já ter sido muito prejudicado por seu velho perdendo parte da visão e queimado a orelha ele o defende sempre e jamais admite uma ofensa e, Vern (Jerry O' Connell), que é o gordinho e covarde equilibrando as características entre eles.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Impacto Profundo (1998)

Tenho um certo costume de gostar da maioria dos filmes que assisto, quando acho que um filme é ruim ou que eu não vou gostar dele eu não assisto, imaginava sinceramente que 'Impacto Profundo' era um filme chato e que nada de bom teria a oferecer, mas depois de muito tempo resolvi assisti-lo e acabei não me decepcionando tanto, claro que não é o melhor filme do mundo, muito menos o melhor de ficção pois prega uma ideia que muito já vimos antes mas contém detalhes e cenas isoladas muito interessantes e que fazem com que vê-lo não seja uma total perda de tempo.

A intensa semelhança com 'Armagedon' é algo de mais notável no filme, um asteroide gigantesco caminha em direção à Terra condenado toda a humanidade, os Estados Unidos como não poderia de ser, armam um esquema para chegar até o cometa e explodi-lo usando bombas atômicas a bordo da maior nave já construída, o grande detalhe é que em todo o momento fala-se em uma união com os russos nessa missão que foi denominada de Messias, o fato de tudo ir acontecendo muito rápido denuncia que tal trabalho não vai dar certo e é justamente o que acontece, a explosão é fraca e o asteroide se divide em duas partes, uma pequena e uma outra muito maior.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

O Patriota (2000)

Um filme para americano ver, 'O Patriota' como o próprio nome diz, mostra da forma mais exagerada e egoísta, todo o amor do povo dos Estados Unidos com o seu próprio País, algo que a muito tempo temos conhecimento, vendo em vários outros filmes e também em muitas cenas reais como eles adoram sua pátria, carregam a bandeira para todos os lados e defendem a sua Terra como ninguém, nem que para isso tenham que morrer, claro que tais fatos não justificam inúmeras atitudes mas ser contra tudo isso, dizer que é um absurdo viver assim e agir desta maneira, é pura inveja de pessoas que não sabem o que é patriotismo, o povo brasileiro por exemplo pinta as ruas e os rostos de verde e amarelo e pendura bandeiras para todos os lados somente durante a Copa do Mundo, no dia de 7 de Setembro nem 10% da população de uma cidade vai assistir aos desfiles, preferem aproveitar o feriado, então se você odeia os Estados Unidos, odeia o amor que sim é exagerado pelo País deles, e considera que a luta deles por sua Independência através de uma guerra contra os Ingleses que ocupavam seus espaço tenha sido errada, então o melhor mesmo é ficar bem longe deste filme, que relata todos estes fatos com uma única visão, a deles mesmos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

A Outra História Americana (1998)

Filme independente extremamente forte e polêmico, 'A Outra História Americana' retrata com requintes de crueldade uma dura realidade que é vista todos os dias no mundo, o preconceito racial, em especial o aplicado pelos denominados neonazistas que combatem negros, latinos, judeus e qualquer outra raça que acusam de estarem invadindo o seu País, anteriormente formavam a Ku Klux Klan e hoje recebem o nome de Skin-Heads, literalmente raspando suas cabeças e utilizando a suástica como seu símbolo.

A história relata a vida de Derek Vinyard (Edward Norton) líder de uma gangue de Skin-Heads que promove saques e roubos a estabelecimentos comercias de imigrantes estrangeiros e briga o tempo todo com rivais negros, tais atitudes racistas foram de certa forma influências de seu próprio Pai cujo ódio aumentou depois que este fora assassinado, Derek passa a cuidar da família e principalmente do irmão Daniel (Edward Furlong) que narra toda a história e o admira inclusive raspando a cabeça também, a mãe (Beverly D'Angelo) mesmo com problemas continua fumando e a irmã é contra qualquer tipo de atitude que o irmão mais velho toma, certo dia depois de arrumar encrenca com negros em uma quadra de basquete ele briga com o namorado da mãe e resolve deixar a casa no dia seguinte, antes porém os mesmos caras aparecem a noite em busca de vingança e dois deles acabam sendo assassinados por Derek que em seguida é preso. Três anos na cadeia acabam ajudando Derek a mudar seu pensamento e passar a ouvir o que o antigo professor da escola tentava lhe ensinar, porém ao sair da prisão ele vê tudo o que criou se tonar algo maior e bem mais obsessivo, seu objetivo agora e livrar o irmão desse mal e salvar sua família.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

21 Gramas (2003)

Um filme espetacular, '21 Gramas' conta uma história dramática sobre a vida como nunca se viu antes, o encontro de pessoas desconhecidas através de um fato trágico que acontece por algum motivo, um filme sobre destinos e acima de tudo sobre a morte e o que ela pode trazer de bom para a vida, uma ideia sensacional e um título extremamente original que tem sua explicação detalhada no final, a ótima fotografia, e edição e atuações fantásticas de todo o elenco completam o filme de uma maneira sublime.

A princípio é apresentada três histórias distintas, numa delas temos Paul Rivers (Sean Peen), um homem de meia idade com sérios problemas no coração e necessitando urgentemente de um transplante, fumante compulsivo e vivendo um casamento ruim, vê sua esposa (Charlotte Gainsbourg) com um só desejo que é ter um filho dele, relutante no inicio ele resolve aceitar o pedido da mulher, que terá de ser operada e receber inseminação artificial, em um momento muito interessante ele diz ao médico que 'a vida tem que continuar' quando este lhe perguntou se ele tinha consciência de que poderia nunca conhecer o próprio filho.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

As Panteras (2000)

É claro e eu não tenho a menor dúvida de que 'As Panteras' é um filme extremamente comercial e uma super produção com um só objetivo que todos já conhecem muito bem, mas este blockbuster, assim como muitos outros, deu muito certo e o que mais poderíamos esperar nós tivemos, pura diversão numa comédia preocupada não só em fazer rir mas também prender muito a atenção e vários momentos, o que mais chama a atenção porém é a plena dedicação dos atores que isoladamente proporcionam ótimas cenas e é o ponto alto de toda a fita.

O filme é baseado numa antiga série de sucesso nos anos de 1970 com o título original 'Charlie's Angels', contava a história de três lindas mulheres que entraram para a polícia e mais tarde acabaram sendo contratadas por um milionário chamado Charlie e que nunca aparece, para atuarem como agentes secretas desvendando os mais diversos casos que surgiam, o inicio do filme não conta esse história muito bem mas apresenta as três lindas moças, Natalie (Cameron Diaz), Alex (Lucy Liu) e Dylan (Drew Barrymore) que são contatadas por Charlie sempre através de John Bosley (Bill Murray) um tipo de braço direito de Charlie mas que também nunca o viu, apesar de algumas mudanças com relação ao seriado, as cenas iniciais onde a tela é dividida e aparece os nome escritos e tal lembra muito a abertura de um seriado e ficou muito boa.mAs Panteras recebem então uma nova tarefa, desvendar o misterioso seqüestro do bilionário Eric Knox (Sam Rockwell), dono de uma indústria de softwares, elas foram contratadas pela esposa da vítima e partem então atrás do principal suspeito que é Roger Corwin (Tim Curry) um rival de Knox, mais tarde acabam descobrindo que tudo era um golpe para localizarem Charlie, que possuí um passado relacionado com o Pai de Knox.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Os Donos da Rua (1991)

Sensacional filme sobre a dura vida de negros pobres vivendo em subúrbios violentos e sem muita perspectiva do futuro, aqui a ideia não é mostrar o racismo entre negros e brancos como muito já fora feito nos cinemas, aliás acredito que apenas um ou dois homens brancos aparecem durante toda a fita, o objetivo principal é mesmo mostrar a violência aplicada entre os próprios negros que não admitem desaforo nem qualquer tipo de provocação, logo no inicio do filme é mostrada uma frase que resume bem toda a história: '1 em cada 21 negros vai morrer assassinado, a maioria dos assassinos será outro negro'.

O mais interessante do filme como um filme é que ele não possui uma história pronta com inicio meio e fim, ele vai mostrando fatos importantes do dia a dia de uma comunidade e as coisas vão acontecendo como de uma forma natural, no inicio temos a vida de uma criança que tem cerca de 10 anos vai morar com o pai já que sua mãe não aguenta mais vê-lo se meter em encrencas e tem suas coisas para fazer, o garoto então se reencontra com velhos amigos, todos da mesma idade que ficam andando pelas ruas vendo gente morta às vezes, um tem um sonho de ser jogador de Futebol Americano e seu irmão já rouba e acaba até sendo preso, passam sete anos e as coisas não mudam muito.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Outono em Nova York (2000)

Um romance como muito já fora visto nas telas do cinema sem dúvida alguma, 'Outono em Nova York' é sim um grande clichê mas como toda história de amor tem seu lado especial e com momentos interessantes, o que poucos acabam percebendo é que esse filme não é previsível como muitos dizem, o que acontece é que ao ver o final todos pensam que imaginaram que ele fosse ser assim mesmo, mas é aí que se enganam pois ele é muito diferente dos demais.

Will Keane (Richard Gere) é um típico playboy da alta sociedade, dono de um restaurante em Manhattan ele é mulherengo e conquistador mesmo tendo já quase 50 anos de idade, certo dia em seu estabelecimento encontra uma linda jovem que está aniversariando, descobre que ela é filha de um antigo romance depois de ser apresentado a ela pela avó da moça, Will fica encantado com Charlotte Fielding (Winona Ryder) e resolve criar uma situação para sair com ela.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Inimigo do Estado (1998)

Mesmo com a existência de uma diversidade incrível de filmes nesse gênero, não podemos negar de maneira alguma que 'Inimigo do Estado' chama muito a atenção e conta com uma história fantástica a alucinante, fala sobre espionagem e conspiração governamental, como eu disse existe muitas por aí mas esta é sem dúvida contada de uma maneira única, rápida e nervosa, logo no inicio já temos umas imagens reais de perseguições sendo filmadas por câmeras de TV em helicópteros passadas como num vídeo clipe, aliás a maneira como todo o filme fora filmado passa uma ideia de que seja um enorme vídeo clipe.

Um congressista é assassinato por um tipo de agência secreta chamada NSA, que atua no ramo de segurança dentro do próprio governo dos EUA possuindo poderes máximos que podem controlar a vida de qualquer pessoa usando grampos nos telefones, micro câmeras e até mesmo localização por satélite, mesmo parecendo algo muito fora da realidade é muito possível com exceção apenas dos satélites, o grande problema para o chefe do grupo (John Voight) é que no momento do assassinato perto de um lago calmo e tranqüilo, existia uma máquina filmadora digital que é acionada por movimento e que acabou filmando o crime, o dono era um jovem naturalista que estudava o comportamento de patos na região, logo a Agência fica sabendo e vai atrás do moço.

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Um Homem de Família (2000)

Um excelente romance com um toque dramático essencial, 'Um Homem de Família' conta uma linda história com um espírito natalino extraordinário e é ótimo para ser visto nessa época do ano e também em qualquer outra, apenas a de se tomar o cuidado de não se iludir muito com a história que já fora vista antes algumas vezes como por exemplo no semelhante 'Destino em Dose Dupla' com James Belushi, onde ele viu como seria sua vida se tivesse rebatido uma bola de beisebol num jogo do colégio, naquele caso a vida lhe mostrou que ele teria se casado com outra mulher e era muito rico e assim ele pode ver o quanto amava a sua esposa e a vida simples que levava.

Neste filme porém nós vemos a história de Jack Campbell (Nicolas Cage), que em 1987 viajou para Londres deixando para trás a sua namorada de faculdade e tornando-se um homem poderoso, rico e cheio de mulheres treze anos mais tarde, num certo dia ele resolve evitar um assalto num mercadinho e o homem que estava assaltando (Don Cheadle) que é na verdade algum tipo de anjo, resolve lhe dar uma amostra, ou seja, fazer ele viver a vida caso tivesse ficado com Kate (Téa Leoni), agora ele é casado e com dois filhos, trabalha vendendo pneus no varejo e mora em Nova Jersey.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Homens de Honra (2000)

O filme 'Homens de Honra' é baseado na vida real de um jovem negro, filho de lavrador, chamado Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.), que para não acabar como o próprio pai a pedido dele mesmo, ingressou na Marinha dos EUA e passou a ter um sonho, se tornar mergulhador e mais tarde chefe dos mergulhadores, seus desejos e objetivos aumentavam cada vez que um obstáculo surgia em sua vida, principalmente o preconceito racial e a imoralidade.

O filme foi muito bem escrito e dirigido na minha opinião, nós vemos a vida de Brashear desde os seus 17 anos até quase os 40, o jovem diretor George Tillman Jr ainda coloca logo de inicio uma cena do meio do filme para depois voltar e contar tudo que se passou até ali e a partir desse momento seguir em frente, sem dúvida algo que já foi muito visto antes como por exemplo em 'Forrest Gump' mas que sempre que é feito chama muito a atenção e da ao filme uma amplitude maior e mais interessante, o fato de se contar grande parte da vida de alguém tendo que para isso mostrar um certo envelhecimento das pessoas não foi um problema desta vez pois não se utilizou de muita maquiagem para isso, apenas deixou-se crescer um bigode aqui e um cabelo ali tudo com muita coerência.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

O Professor Aloprado 2: A Família Klump (2000)

Tentando explorar o que talvez tenha chamado mais a atenção no primeiro filme, 'O Professor Aloprado 2 - A Família Klump' aposta todas as suas fichas nos personagens gordos e escrachados feitos por Eddie Murphy totalmente maquiado e quase irreconhecível, juntamente com um roteiro muito ruim e uma direção de péssima qualidade o filme acabou sendo uma das grandes decepções da comédia nos últimos anos em Hollywood e certamente entra direto no grupo de sequências que fracassaram e baixaram por demais o nível do filme original.

O professor Shermann Klump (Eddie Murphy) desenvolveu uma fórmula de rejuvenescimento e mais uma vez o reitor da Universidade irá apostar tudo nisso para faturar cerca de U$ 150 milhões, o problema é que Shermann ainda sente a presença de Buddy Love dentro dele que o faz dizer coisas que não quer e está prejudicando seu namoro com Denise (Janet Jackson), mesmo sabendo dos riscos ele acaba fazendo uma remoção de DNA e Buddy Love com ajuda de um pêlo de cachorro irá ganhar vida e Shermann começará a ficar burro conforme o tempo vai passando.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O Profissional (1994)

No ano de 1994 o ótimo diretor francês Luc Besson conseguiu trabalhar um de seus melhores roteiros até então, 'O Profissional' conta com uma história surpreendente e cheia de aspectos interessantes, tem excelentes atores e outros nomes promissores, é considerado por muitos como um dos melhores filmes do gênero.

Leon (Jean Reno) é um matador profissional que foi acolhido pelo mafioso italiano Tony (Dani Aiello) que aproveita de seu lado inocente para levar vantagem sobre ele, se por um lado Leon é tão bom em sua profissão pelo outro é burro, analfabeto e sem muita perspectiva, sua vida então começa a mudar quando vê uma família de um traficante ser morta por policiais corruptos e somente a filha Matilda (Natalie Portman) sobreviver, pois foi acolhida e protegida por ele mesmo.

Matilda pouco se importava com o Pai, com a madrasta ou com a meia irmã, mas amava o irmão de apenas 4 anos e revoltada pede para Leon que a torne uma matadora para poder se vingar do assassino (Gary Oldman), Leon ficará meio em dúvida mas a vontade de aprender a ler e a maneira como a garota deu um rumo nova a sua vida pois é esperta e consegue fazer coisas que ele jamais conseguiria como enganar o recepcionista do hotel e outras mais, farão com que ele a aceite e passe a viver mais por ela do que por ele mesmo.

Até o Limite da Honra (1997)

Filmes de Guerra são muito comuns em Hollywood, principalmente quando exaltam os Estados Unidos da América. Nesse quesito o excelente 'Até o Limite da Honra' não fica para trás, mas ele consegue ir além quando toca em um tema polêmico que é a inclusão de mulheres nas Forças Armadas. Aqui no caso é na marinha, uma situação que em outros tempos seria relacionada com a inclusão de negros nas Forças Armadas. Em 'Homens de honra' vemos inclusive a história do primeiro mergulhador negro na marinha americana. O filme inclusive faz uma referência dizendo que a mulher de hoje é o negro de ontem. A história deste filme não é real, mas se baseia em algo realista, o que naturalmente lhe faz se aproximar muito da realidade.

A senadora Lillian DeHaven (Anne Bancroft) resolve pressionar a marinha para que tenha diversidade de gênero em seu programa de treinamentos. Após um estudo de candidatas com sua equipe, ela resolve indicar a tenente Jordan O'Neill que, após uma breve conversa com seu namorado, resolve aceitar. O detalhe é que a senadora só quer publicidade, só quer chamar alguma atenção e fazer politica, ou seja, todos esperam que O'Neill não tenha sucesso, afinal ela foi inscrita em um dos mais duros programas de treinamento que tem uma taxa de 60% de desistências, onde nenhuma mulher jamais havia iniciado o treinamento antes.

sábado, 3 de novembro de 2018

Missão Impossível (1996)

filme
Eletrizante, intrigante e instigante, 'Missão: Impossível' é o típico filme de espionagem com excelentes recursos que o fazem ser tão bom quanto o seriado que lhe deu origem e também ser comparado com '007' que foi sem dúvida um dos maiores filmes desse gênero, além de uma ótima história apoiada num roteiro muito bem elaborado o filme possui muitos outros atrativos como um excelente elenco e um tema muito agradável de se ouvir e que dificilmente será esquecido pela maioria dos que escutam. O primeiro ponto interessante a ser registrado acontece logo no inicio do filme onde toca a música tema e o nome dos atores assim como o nome do filme nos é apresentado em meio a muitas cenas envolvendo os personagens exatamente como na abertura de um seriado de TV, pode-se considerar uma homenagem mais do que merecida.

O filme mostra então Ethan Hunt (Tom Cruise), um agente secreto que recebe uma missão, recuperar um disco com uma lista de nomes e codinomes de agentes duplos muito importante, em meio a muitas cenas que de cara já são interessantes e muito bem tramadas o plano acaba dando errada e ele vê toda sua equipe ser morta. Ameaçado de morte Ethan então descobre que tudo não passou de um golpe para descobrir um traidor dentro da organização e agora ele irá agir por conta própria para conseguir o disco e vendê-lo para Max (Vanessa Redgrave) contando com a ajuda de uma amiga que também sobreviveu na primeira missão, o especialista em computadores Luther (Ving Rhames) e Franz (Jean Reno).

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Amnésia (2000)

Extremamente interessante e surpreendente o filme de Christopher Nolan, principalmente pela narrativa, 'Amnésia' enlouquece e instiga qualquer um que o assisti, uma paranoia e uma confusão absolutamente gostosa de se ver e que sem dúvida irá deixar todos completamente perdidos e mais do que nunca com uma vontade insuportável de rever mais um sem número de vezes, algo que sem dúvidas é extremamente essencial e saudável para esta excelente fita.

O primeiro e maior destaque é todo do roteiro original e da forma em que o filme fora narrado, aliás este último é o que mais faz o filme ser diferente e ousado pois conta a história de maneira inversa, ou seja, de traz para frente mas com um agravante indispensável que fala sobre um homem sem memória; Leonard Shelby (Guy Pearce) adquiriu uma doença rara após a morte de sua esposa, ele não consegue gravar fatos recentes só se lembrando de sua vida antes do fato trágico, mais do que se curar ele tem um objetivo mais importante que é encontrar o assassino de sua mulher a todo custo.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Jumanji (1995)

Aventura infanto-juvenil para todas as idades, 'Jumanji' é baseado num livro que conta uma história fantástica sobre um jogo de tabuleiros cheio de mistérios e que seduz as crianças a jogarem fazendo barulhos de tambores. É mais um blockbuster que deu certo e mesmo contendo alguns momentos um pouco bobos e direcionados apenas para crianças, ele seduz qualquer um e prende a atenção do inicio ao fim com muitos momentos de ação, emoção e até mesmo uma pequena trama de situações.

O filme começa no ano de 1969 mostrando o garoto Allan Parrish que não se dava muito bem com seu Pai (Jonathan Hyde), o dono de uma fábrica de calçados, num certo dia encontra um misterioso jogo no meio de uma construção e naquela mesma noite resolve jogá-lo junto com sua colega Sarah, neste momento o filme entra em uma fantasia incrível e acontecimentos surpreendentes, a cada jogada de dados o jogo envia um habitante ou vários direto de Jumanji, que é uma floresta, para dificultar ou impedir que os jogadores consigam seguir jogando, numa das jogadas Alan é enviado para dentro do jogo, ou melhor, para a floresta de Jumanji até que um 5 ou 8 seja tirado, mas Sarah acaba sendo perseguida por morcegos e foge, o garoto é dado como morto passam-se então 26 anos. Na mesma casa vão morar duas crianças Judy (Kirsten Dunst) e Pitter (Bradley Pierce) que perderam os pais, elas acabam encontrando o jogo e começam a jogar, logo Allan (Robin Williams) agora crescido, irá se libertar e com a ajuda de Sarah (Bonnie Hunt) que obviamente também cresceu, tentaram completar o jogo em meio a muitos perigos numa aventura surpreendente.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Matrix Revolutions (2003)

filme
Eu particularmente posso dizer que estou intensamente satisfeito com a resolução que foi dada para a saga de Matrix, desde quando não se parava de perguntar "What is the Matrix?" até o filme ser recarregado e decepcionado alguns em 'Matrix Reloaded' e finalmente agora em 'Matrix Revolutions' quando surge uma história direta sobre tudo que já vinha sendo pregado a muito tempo que era a guerra entre os Humanos e as Máquinas, coisa muito difícil de se imaginar já que praticamente todas as pessoas de vida urbana dependem de máquinas todos os dias, seja um computador, um caixa eletrônico, fica muito complicado imaginar que um dia as Máquinas ganhariam vida própria e se voltariam contra seus criadores, aliás tal fato é explorado de uma maneira um pouco menos virtual do que em 'Matrix' e mais para uma visão real do destino da humanidade em 'O Exterminador do Futuro' que visa a luta entre uma resistência humana contra Elas, as Máquinas.

Sem qualquer tipo de resumo, sem nenhuma imagem sequer do filme anterior, 'Matrix Revolutions' começa diretamente de onde 'Matrix Reloaded' parou, Neo (Keanu Reeves) fora aprisionado num mundo intermediário entre a Matrix e o mundo real das Máquinas, é um lugar como uma estação de metrô onde somente com o trem poderá voltar para a Matrix, lá ele encontra um amigo que é mais um programa de computador junto com sua esposa e sua adorável e misteriosa filha Sati (um programa também que pode criar coisas dentro da Matrix que explica o que ela faz no final), o detalhe é que este senhor irá demonstrar vários sentimentos dando de certa forma dicas para Neo que verá que da para conversar com uma máquina (pelo menos eu imaginei isso), o corpo inconsciente de Neo está na Nave Hammer onde encontram-se também Trinity (Carrie-Anne Moss), Morpheus (Laurence Fishburne), Link, alguns outros tripulantes e também Bane que é um dos membros da frota hovercrafts e que teve seu corpo tomado pelo Agente Smith (Hugo Weaving) ainda dentro da Matrix pouco antes de ir para o mundo real.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

filme
Mega produção baseada nos livros de J. R. R. Tolkien, 'O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel' conta um história fantástica e envolvente que contagia e eleva a imaginação do telespectador de qualquer idade, um super filme de aventura nos moldes dos que você talvez já tenha visto muito antes mas com um conteúdo mais adulto, mais elaborado com mais efeitos especiais e cenários devastadores, parece até um enorme jogo de RPG onde você não precisa fazer nada, apenas ver as decisões sendo tomadas automaticamente.

Muitos dizem que ler os livros é essencial, outros acreditam que o filme agrada tanto os que leram quanto os que não, eu acredito que seja importante ler o livro para quem busca uma compreensão mais intensa mas não acho que seja uma leitura indispensável apesar de ser uma das maiores obras literárias da ficção, com certeza o filme atingiu um número de pessoas em todo o mundo infinitamente maior do que o livro e Tolkien acabou ficando mais conhecido do que antes, e dessa vasta quantidade de pessoas certamente serão muito poucos os que terão vontade de ler o livro.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Tempo de Despertar (1990)

filme
Um filme baseado em fatos reais não precisa necessariamente ser dramático, mas quase que em sua maioria isso acaba acontecendo. Desta forma fica até um pouco mais fácil o lado emotivo, mesmo que apenas em alguns momentos, e é isso que acaba acontecendo o ótimo 'Tempo de Despertar' (1990). História real e com seu largo teor interessante estão somados a grandes atores com atuações quase sublimes. Uma receita como essa naturalmente iria resultar em um bolo muito saboroso que alegraria o aniversário de qualquer um. Houveram sim pequenos erros e escorregões, mas nada que pudesse comprometer o final deste filme que passou um pouco desapercebido em sua época, mas que hoje pode ser visto como se fosse tão atual como qualquer outro.

A história verdadeira conta sobre a triste vida de Leonard Lowe (Robert De Niro), que aparece ainda criança (v) no início da fita em cenas que remotam a uma Nova York saudosa dos anos de 1920 e 1930. Leonard sofre de uma doença que afeta o cérebro e logo o fará ir perdendo o controle do próprio corpo, sendo obrigado a viver o resto da vida em uma cadeira de rodas, sem falar e praticamente sem poder se mexer. Rapidamente o tempo passa e então vamos ver a vida do Dr. Malcolm Sayer (Robin Williams), um médico recém chegado ao hospital psiquiátrico onde Leonard está internado. Logo ele irá se interessar cada vez mais pela vida dos pacientes que tem o mesmo problema de Leonard, se dedicando a buscar uma cura para todos eles.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003)

filme exterminador 3
Após 12 anos um dos mais fabulosos filmes de ficção que o cinema já viu ganha uma terceira parte, 'O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das máquinas' acrescenta a está sensacional série o detalhe a mais que faltava não só nessa história como no mundo do cinema em geral, com muita ousadia, originalidade, genialidade e surpreendente ao extremo, se em 1984 tivemos o surgimento de um clássico que vai ficar marcado para sempre e que pode ser a visto em qualquer hora e em qualquer época e em 1992 um filme com mais ação e que revolucionou a cinema em termos de efeitos especiais e visuais, agora em 2003 temos um momento único e um exemplo claro de um filme que não tem medo nenhum de ir além do normal e taxativo deixando de lado tudo que já estamos gastos de ver. Fora a inovação nos desfechos e como determinadas cenas foram feitas e a exclusão de acontecimentos óbvios, nós temos uma história muito semelhante não só ao segundo filme como também ao primeiro, que sem dúvida alguma era o mínimo que poderia se esperar já que se isso fosse mudado seria mudada toda a fonte e ideia básica que se apoia essa fita, ou seja, mais uma vez é mandado um exterminador para matar o líder da resistência humana no futuro e um outro exterminador vem também para protegê-lo, mas o interessante de tudo e prestar atenção nos detalhes desta vez e ver o quanto é diferente das outras vezes num contexto geral.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003)

filme pirata
Como sempre a Disney acerta mais uma vez, em termos de aventura muito poucos igualam ou superam suas histórias, em 'Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra' temos mais uma super e intrigante cruzada que aflora da maneira mais emocionante nossas sentimentos mais profundos de viver num mundo irreal e fantásticos que fazem parte dos sonhos da maioria das pessoas com espirito aventureiro, um relato fascinante cheio de magias e fantasias típicas de suas criações, quando o mundo infantil ou juvenil torna-se também adulto.

Embora pareça boba ou simples demais, a trama do filme é bem interessante e cheia de mistérios, Elizabeth Swan (Keira Knightley), filha do governador (Jonathan Price), salvou quando criança um jovem pirata chamado Will Tuner (Orlando Bloom) e tirou dele um medalhão de ouro asteca, ambos cresceram e ele virou ferreiro esquecendo seu passado e quem era e ela se via destinada a casar-se com o comendador, surge então outro pirata, o capitão Jack Sparrow (Johnny Deep) que acaba capturado no mesmo dia em que um navio chamado Pérola Negra, comandado por Barbossa (Geofrey Rush), ataca a cidade em busca do tal medalhão.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Dia de Treinamento (2001)

filme
Com um roteiro que ao mesmo tempo parece repetitivo e caindo na mesmice mas que em outros é original, ousado e real, 'Dia de Treinamento' é um excelente filme policial que mostra a nova proposta de Hollywood que quer talvez chegar o mais próximo possível da realidade da vida, nós tivemos no final uma resolução normal e básica mas a maneira como foi feita, os novos recursos e novo jeito de se fazer um filme desse tipo, sem explosões, sem vilões ressurgindo das cinzas e sem cenas absurdas, tudo e muito mais que faz com esse filme ganhe ainda mais crédito e prestígio.

Jake Hoyt (Ethan Hawke) é um jovem policial de Los Angeles que está tentando entrar para a Narcóticos, em seu primeiro dia terá que ficar ao lado do veterano Alonzo Harris (Denzel Washington), autoritário, encrenqueiro, indiferente, que aos poucos vai se mostrar um policial corrupto e envolvido com a criminalidade, o detalhe é que Alonzo aposta no novato mas não esperava que o mesmo fosse tão honesto e comprometido com a lei.