É impressionante a versatilidade do ator Samuel L. Jackson, ele consegue aparecer em cada filme com um visual e um estilo completamente diferente dos outros, em 'Shaft', um ramake de um seriado dos anos 70 isso acontece mais uma vez e, mais uma vez Jackson da conta do recado, o que mais surpreende no entanto é que para isso ele não precisa fazer muito esforço, basta umas roupas diferentes e um outro tipo de corte na barba, a postura e o jeito de falar, pequenos detalhes e grandes mudanças.
Shaft (Samuel L. Jackson) é um policial linha dura, pretensioso e autoritário, trabalha sempre com um estilo próprio e não tem medo de ninguém, liderou o movimento ''blaxploitation'', ou seja, o surgimento de heróis Negros e virou ídolo da maioria dos suburbanos, em especial do Harlem, Shaft ficou muito famoso ao longo dos anos e virou um ícone para negros de todo o mundo, foi inclusive ídolo de Wiil Smith em seu seriado 'The Fresh Prince of BeLair', Shaft ainda tem um outro ponto interessante a seu favor além de ser Negro, ele é um herói que não usa máscaras nem roupa colada ao corpo, muito menos tem poderes sobrenaturais, ele é uma pessoa comum apenas querendo fazer justiça.
No filme, Shaft é chamado para investigar o espancamento de um garoto negro que logo viria a falecer, ele então entra num bar onde supõe que o garoto estava e logo recebe a dica de uma garçonete (Toni Collette) que aponta Walter Wade (Christian Bale), um jovem branco rico e com um grande defeito, ser racista, a garota que estava com o jovem negro acaba contando que Walter estava o provocando mas não viu o que ocorreu lá fora, Shaft então repara que a garçonete está com o rosto manchado de sangue mas ela acaba fugindo com medo, Walter acaba sendo salvo pelo seu papai que paga a fiança estipulada em 200 mil dólares.
Passam-se então dois anos e Shaft numa busca por drogas acaba prendendo Peoples (Jeffrey Wright), o maior traficante local que é meio intocável, o coloca na prisão no mesmo dia em que Walter volta ao País depois de ter fugido para a Suíça, Shaft então o prende e coloca dentro da mesma cela de Peoples, mais tarde no julgamento Walter será solto mais uma vez após um fiança de um milhão de dólares, então Shaft abandona a policia e resolve trabalhar por conta indo procurar a garçonete para testemunhar, o problema é que Walter desconfia e vai atrás de Peoples de quem ficou amigo na prisão, para procurar também a garçonete.
O diretor John Singleton, que também é negro, conduziu muito bem o filme que não decepciona em nada como gênero policial, conta com todos os aspectos como perseguição, investigação, ótimas cenas de ação e ainda guardou as cenas do crime para passar mais tarde causando um ótima tensão e mistério, mas o melhor mesmo de todo o filme é o próprio Shaft, com seu tom irônico e sarcástico ele sempre da um jeito de por um bandido atrás das grades nem que seja por uma só noite, tem sempre algo para falar e não perde nenhuma disputa, a maneira como fica fazendo armações para despistar os que tentam segui-lo é demais, lembra muito o que fazia Eddie Murphy em 'Um tira da Pesada', não tem como não ficar torcendo para ele e querendo vê-lo em ação a cada minuto, a trama como um todo realmente é muito simples e não é um atrativo mas as cenas isoladamente e tudo o que Shaft faz é que sustenta o filme que também não tem um final ideal, mas a verdade é que num filme que se defende tanto os negros, essa talvez fosse mesmo a maneira mais certa de se fazer justiça para essa raça que tanto sofreu e tanto sofre no mundo todo, temos também alguns furos na trama quando Shaft engana o pessoal que o está seguindo saindo com o carro e deixando todos lá brigando e em seguida todo mundo conseguiu segui-lo e chegou no mesmo lugar que ele, aliás isso acontece outras vezes, sempre alguém que vai seguir o outro sai um bom tempo depois e logo esta na cola.
Não há dúvidas de que Samuel L. Jackson é o melhor ator do filme, o que chama mais a atenção e que comanda todas as cenas, agora com um visual bem autoritário e imponente que traduz fielmente como o próprio Shaft é, mas também merecem destaques Toni Collette em uma personagem totalmente diferente da que fez em 'O Sexto Sentido', Vanessa Williams que está muito sensual, Jeffrey Wright como um típico traficante e mais uma ótima participação de Christian Bale que cada vez mais vai se apegando à pele de um playboy sem escrúpulos muito semelhante ao que ele já havia feito em 'Psicopata Americano', participam ainda do filme o rapper Busta Rhymes que faz aquele amigo de Shaft que o ajuda no final, sempre falando sem parar e reclamando de tudo e Richard Roundtree, que foi o Shaft da década de 70 fazendo o tio Jackson.
Típico filme sobre negros, um filme que defende o povo negro que sofre tanto de racismo em qualquer parte do mundo, muita gente é injustiçada no mundo principalmente se for pobre, mas sem dúvida que é pobre e negro sofre muito mais, mesmo com o foco principal mostrando a luta de um negro contra um branco, não quer dizer que o filme seja de negros contra brancos, mesmo porque existe muitas cenas onde os próprios negros brigam entre eles, inclusive dentro da própria policia ou quando Shaft da uma dura num traficante negro que usa um garoto de 12 anos no seu negócio, ou seja, por mais que o filme tente defender o negros do racismo dos brancos ele ao mesmo tempo mostra que para qualquer crime se faz justiça e basta ser bandido para ir para a cadeia e Shaft sempre estará lá para prende-lo.
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