quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Matrix Revolutions (2003)

filme
Eu particularmente posso dizer que estou intensamente satisfeito com a resolução que foi dada para a saga de Matrix, desde quando não se parava de perguntar "What is the Matrix?" até o filme ser recarregado e decepcionado alguns em 'Matrix Reloaded' e finalmente agora em 'Matrix Revolutions' quando surge uma história direta sobre tudo que já vinha sendo pregado a muito tempo que era a guerra entre os Humanos e as Máquinas, coisa muito difícil de se imaginar já que praticamente todas as pessoas de vida urbana dependem de máquinas todos os dias, seja um computador, um caixa eletrônico, fica muito complicado imaginar que um dia as Máquinas ganhariam vida própria e se voltariam contra seus criadores, aliás tal fato é explorado de uma maneira um pouco menos virtual do que em 'Matrix' e mais para uma visão real do destino da humanidade em 'O Exterminador do Futuro' que visa a luta entre uma resistência humana contra Elas, as Máquinas.

Sem qualquer tipo de resumo, sem nenhuma imagem sequer do filme anterior, 'Matrix Revolutions' começa diretamente de onde 'Matrix Reloaded' parou, Neo (Keanu Reeves) fora aprisionado num mundo intermediário entre a Matrix e o mundo real das Máquinas, é um lugar como uma estação de metrô onde somente com o trem poderá voltar para a Matrix, lá ele encontra um amigo que é mais um programa de computador junto com sua esposa e sua adorável e misteriosa filha Sati (um programa também que pode criar coisas dentro da Matrix que explica o que ela faz no final), o detalhe é que este senhor irá demonstrar vários sentimentos dando de certa forma dicas para Neo que verá que da para conversar com uma máquina (pelo menos eu imaginei isso), o corpo inconsciente de Neo está na Nave Hammer onde encontram-se também Trinity (Carrie-Anne Moss), Morpheus (Laurence Fishburne), Link, alguns outros tripulantes e também Bane que é um dos membros da frota hovercrafts e que teve seu corpo tomado pelo Agente Smith (Hugo Weaving) ainda dentro da Matrix pouco antes de ir para o mundo real.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

filme
Mega produção baseada nos livros de J. R. R. Tolkien, 'O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel' conta um história fantástica e envolvente que contagia e eleva a imaginação do telespectador de qualquer idade, um super filme de aventura nos moldes dos que você talvez já tenha visto muito antes mas com um conteúdo mais adulto, mais elaborado com mais efeitos especiais e cenários devastadores, parece até um enorme jogo de RPG onde você não precisa fazer nada, apenas ver as decisões sendo tomadas automaticamente.

Muitos dizem que ler os livros é essencial, outros acreditam que o filme agrada tanto os que leram quanto os que não, eu acredito que seja importante ler o livro para quem busca uma compreensão mais intensa mas não acho que seja uma leitura indispensável apesar de ser uma das maiores obras literárias da ficção, com certeza o filme atingiu um número de pessoas em todo o mundo infinitamente maior do que o livro e Tolkien acabou ficando mais conhecido do que antes, e dessa vasta quantidade de pessoas certamente serão muito poucos os que terão vontade de ler o livro.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Tempo de Despertar (1990)

filme
Um filme baseado em fatos reais não precisa necessariamente ser dramático, mas quase que em sua maioria isso acaba acontecendo. Desta forma fica até um pouco mais fácil o lado emotivo, mesmo que apenas em alguns momentos, e é isso que acaba acontecendo o ótimo 'Tempo de Despertar' (1990). História real e com seu largo teor interessante estão somados a grandes atores com atuações quase sublimes. Uma receita como essa naturalmente iria resultar em um bolo muito saboroso que alegraria o aniversário de qualquer um. Houveram sim pequenos erros e escorregões, mas nada que pudesse comprometer o final deste filme que passou um pouco desapercebido em sua época, mas que hoje pode ser visto como se fosse tão atual como qualquer outro.

A história verdadeira conta sobre a triste vida de Leonard Lowe (Robert De Niro), que aparece ainda criança (v) no início da fita em cenas que remotam a uma Nova York saudosa dos anos de 1920 e 1930. Leonard sofre de uma doença que afeta o cérebro e logo o fará ir perdendo o controle do próprio corpo, sendo obrigado a viver o resto da vida em uma cadeira de rodas, sem falar e praticamente sem poder se mexer. Rapidamente o tempo passa e então vamos ver a vida do Dr. Malcolm Sayer (Robin Williams), um médico recém chegado ao hospital psiquiátrico onde Leonard está internado. Logo ele irá se interessar cada vez mais pela vida dos pacientes que tem o mesmo problema de Leonard, se dedicando a buscar uma cura para todos eles.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003)

filme exterminador 3
Após 12 anos um dos mais fabulosos filmes de ficção que o cinema já viu ganha uma terceira parte, 'O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das máquinas' acrescenta a está sensacional série o detalhe a mais que faltava não só nessa história como no mundo do cinema em geral, com muita ousadia, originalidade, genialidade e surpreendente ao extremo, se em 1984 tivemos o surgimento de um clássico que vai ficar marcado para sempre e que pode ser a visto em qualquer hora e em qualquer época e em 1992 um filme com mais ação e que revolucionou a cinema em termos de efeitos especiais e visuais, agora em 2003 temos um momento único e um exemplo claro de um filme que não tem medo nenhum de ir além do normal e taxativo deixando de lado tudo que já estamos gastos de ver. Fora a inovação nos desfechos e como determinadas cenas foram feitas e a exclusão de acontecimentos óbvios, nós temos uma história muito semelhante não só ao segundo filme como também ao primeiro, que sem dúvida alguma era o mínimo que poderia se esperar já que se isso fosse mudado seria mudada toda a fonte e ideia básica que se apoia essa fita, ou seja, mais uma vez é mandado um exterminador para matar o líder da resistência humana no futuro e um outro exterminador vem também para protegê-lo, mas o interessante de tudo e prestar atenção nos detalhes desta vez e ver o quanto é diferente das outras vezes num contexto geral.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003)

filme pirata
Como sempre a Disney acerta mais uma vez, em termos de aventura muito poucos igualam ou superam suas histórias, em 'Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra' temos mais uma super e intrigante cruzada que aflora da maneira mais emocionante nossas sentimentos mais profundos de viver num mundo irreal e fantásticos que fazem parte dos sonhos da maioria das pessoas com espirito aventureiro, um relato fascinante cheio de magias e fantasias típicas de suas criações, quando o mundo infantil ou juvenil torna-se também adulto.

Embora pareça boba ou simples demais, a trama do filme é bem interessante e cheia de mistérios, Elizabeth Swan (Keira Knightley), filha do governador (Jonathan Price), salvou quando criança um jovem pirata chamado Will Tuner (Orlando Bloom) e tirou dele um medalhão de ouro asteca, ambos cresceram e ele virou ferreiro esquecendo seu passado e quem era e ela se via destinada a casar-se com o comendador, surge então outro pirata, o capitão Jack Sparrow (Johnny Deep) que acaba capturado no mesmo dia em que um navio chamado Pérola Negra, comandado por Barbossa (Geofrey Rush), ataca a cidade em busca do tal medalhão.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Dia de Treinamento (2001)

filme
Com um roteiro que ao mesmo tempo parece repetitivo e caindo na mesmice mas que em outros é original, ousado e real, 'Dia de Treinamento' é um excelente filme policial que mostra a nova proposta de Hollywood que quer talvez chegar o mais próximo possível da realidade da vida, nós tivemos no final uma resolução normal e básica mas a maneira como foi feita, os novos recursos e novo jeito de se fazer um filme desse tipo, sem explosões, sem vilões ressurgindo das cinzas e sem cenas absurdas, tudo e muito mais que faz com esse filme ganhe ainda mais crédito e prestígio.

Jake Hoyt (Ethan Hawke) é um jovem policial de Los Angeles que está tentando entrar para a Narcóticos, em seu primeiro dia terá que ficar ao lado do veterano Alonzo Harris (Denzel Washington), autoritário, encrenqueiro, indiferente, que aos poucos vai se mostrar um policial corrupto e envolvido com a criminalidade, o detalhe é que Alonzo aposta no novato mas não esperava que o mesmo fosse tão honesto e comprometido com a lei.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Advogado do Diabo (1997)

filme advogado
Um filme que, mesmo não diretamente, ataca de uma maneira nada convencional os advogados de defesa, que muitas vezes inocentam bandidos e assassinos qualificados em seus trabalhos primorosos em busca de iludir um grupo de jurados, em 'Advogado do Diabo' onde o próprio nome diz praticamente tudo, temos uma história excelente sobre essas pessoas, que vivem num mundo de cobiça, ganância, sexo, ambição e poder, como se fossem essencialmente manipuladas pelo próprio Diabo, o mais interessante é que ao mesmo tempo que parece um filme real principalmente pelo inicio, ele passa a contar com cenas mais irreais e caindo para o lado da ficção.

No roteiro primoroso temos o jovem advogado Kevin Lomax (Keanu Reeves) que nunca perdeu uma causa na cidade do interior onde vive com sua namorada (Charlize Theron), o filme tenta livrar um pouco a cara dos advogados em geral que trabalham na defesa de possíveis criminosos e assassinos mostrando que quando sabem da culpa do acusado os defendem com recriminação e pensando apenas na sua carreira, pois foi assim que Lomax conseguiu o sucesso e certo dia foi chamado para trabalhar em Nova York na empresa de um outro grande advogado (Al Pacino).

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

O Professor Aloprado (1996)

filme
Talvez um dos filmes que marcam a virada na carreira do astro comediante Eddie Murphy, em 'O Professor Aloprado' que é uma refilmagem do sucesso de 1963 estrelado por Jerry Lewis, ele aposta na boa divulgação e na velha receita pronta para fazer sucesso e conseguiu, dizem que é um momento da renovação de Eddie mas eu particularmente acredito que foi uma renovação e para pior.

O professor Shermann Klump (Eddie Murphy) além de tímido e sem sucesso com as mulheres é muito, mas muito gordo, no laboratório da faculdade em que da aula desenvolve junto a alguns alunos um projeto ambicioso que estuda a reestruturação do DNA que fará com que os gordos passam como mágica a ficarem magros. Shermann acaba conhecendo Carla, a nova professora de Química pela qual acaba se apaixonando e como é muito trapalhão e desajeitado percebe que mais uma vez não terá sucesso e perderá a moça, irritado acabará testando a fórmula secreta em si mesmo e ficará magro, com ego arrogante e mais poderoso, capaz de conquistar todas as mulheres e finalmente realizar todos os seus desejos, ele agora é Buddy Love. O filme ganha mais vida quando entram na história o vice reitor da faculdade que quer ganhar dinheiro com o projeto de Klump e também as situações em que se envolvem Carla, Shermann e Buddy, além da família Klump e os encontros e desencontros durante todo o tempo, o ajudante de Shermann no laboratório, Jason também tem uma participação interessante.

Filhos da Esperança (2006)

filme
Eu particularmente falando acho muito interessante quando existe uma mistura forte entre um drama e uma ficção. É claro que a maioria dos filmes de ficção são também dramáticos, mas talvez a maioria esteja mais para o lado da ação e aventura, ao invés do drama. Não é o caso de 'Filhos da Esperança' (2006) que trás em sua dramaticidade uma vontade iminente de fazer tudo aquilo se aproximar ao máximo da realidade, seja pelo clima de guerra, seja pela situação dos imigrantes ilegais e até mesmo de sua maior premissa: a infertilidade. O fato de se passar em um futuro próximo aumenta ainda mais essa tentativa de tentar ser o mais real possível, algo que talvez tenha tido o seu sublime momento, mesmo que por pouco tempo, no célebre 'O Exterminador do Futuro'.

Aqui o ano é 2027. É um futuro caótico, nada que já não tenhamos visto antes, mas o detalhe é que aqui tenta se mostrar uma resistência contra o caos. No caso a Grã-Bretanha, em especial a cidade de Londres, de alguma forma segue tentando sobreviver à uma destruição mundial, um colapso global de caos e destruição que teria, teoricamente, ocorrido pelos cerca de 20 anos de infertilidade que a população de Terra tem vivido. Sem esperança de um futuro promissor com os seres humanos habitando o planeta, todos resolveram "chutar o balde", menos a Grã-Bretanha. Assim sendo a maioria das pessoas tenta ir para lá, se tornando imigrantes ilegais e sendo presos ou expulsos. No meio de toda essa desgraceira está Theo Faron (Clive Owen).

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Identidade (2003)

identidade
Filmes de suspense, sejam voltados mais para o lado do terror ou não, sempre foram os mais intrigantes, os mais célebres e também os que causaram maiores controvérsias e discussões, desde os mais clássicos até os mais recentes, a verdade é que esse gênero de filmes ganhou uma força muito maior nos últimos anos principalmente depois do sucesso de 'O Sexto Sentido' com destaques para 'Corpo Fechado' que tem um caráter mais policial, o excelente e maravilhoso 'Os Outros', o bom e competente 'Quarto do Pânico', passando pelos coerentes e interessantes 'A Última Profecia' e 'O Mistério de Libélula' até um dos maiores causadores de polêmicas dos últimos anos que foi 'O Chamado', e agora surgindo este Identidade que sem dúvida entra para a lista dos melhores de todos os tempos por ser tão bom ou melhor que todos citados e ainda contar com uma narrativa firme e um roteiro muito original e tão cheio de reviravoltas e resoluções inesperadas que sem dúvida vai deixar os menos atentos e preguiçosos muito decepcionados pois é um filme que exige extrema atenção e um gosto mais do que total pelo gênero.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

senhor dos aneis
Uma das continuações mais esperadas de todos os tempos, seja pelo grande apelo comercial ou mesmo pelo grande sucesso do primeiro filme e também dos livros de J R R Tolkien, a verdade é que 'O Senhor dos Anéis: As Duas Torres' foi mais um sucesso nas bilheterias de todo o mundo e acabou agradando a maioria do seu público, sejam eles os mais exigentes que leram todos os livros e agora querem desfrutar da história em imagens no cinema ou mesmo os novos adeptos, novos fãs e ainda outros que agora passaram a ter vontade de ler também o sucesso literário, muitos poucos acabaram saindo insatisfeito, mesmo porque é um filme que não tem começo, pois já houve e ele é voltado exclusivamente para quem já viu esse inicio, e também não tem final assim como o primeiro não tinha, então o público que não gosta são sem dúvidas as pessoas menos atentas, um leitor mais fanático ou ainda quem gostou muito do primeiro e esperava talvez algo muito melhor, o que de fato não acontece.

Ecos do Além (1999)

filme ecos do alem
Se um filme com muito suspense já é bom, quando consegue aliar a isso uma história sobrenatural então fica muito melhor, e é justamente isso que acontece com este ótimo 'Ecos do Além', que fora baseado no livro com o mesmo nome de Richard Matheson, acabou não sendo um grande sucesso como já havia sido 'O Sexto Sentido' e mais tarde 'Os Outros' dada algumas semelhanças com eles mas é tão bom quanto.

Tom Witzky (Kevin Bacon) é um eletricista que leva uma vida meio dura e tenta melhorar para um dia poder talvez dar um pouco mais de conforto para o filho e a esposa que tanto ama, certo dia após uma festa é hipnotizado pela cunhada que acaba abrindo uma porta entre ele e o que poderíamos chamar de "mundo dos mortos", a partir daí passará a ouvir e também a ver fantasmas, em especial uma garota que inclusive conversa com o filho dele (um garotinho de 5 anos) e morava na vizinhança até um certo dia que desapareceu.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Uma Saída de Mestre (2003)

filme italian
Não é de hoje que filmes sobre roubos ou assaltos que tem os ladrões como personagens principais fazem sucesso, desde alguns mais antigos como 'A Fuga' ou 'O Grande Assalto' e alguns mais recentes como 'O Assalto' ou 'Onze Homens e um segredo' que aliás é o que mais se compara com este 'Uma Saída de Mestre' e a história em si não a única semelhança entre os dois já que ambos foram baseados em produções antigas, no caso deste foi 'Um Golpe a Italiana' de 1969 que tinha Michael Caine no elenco, mas a história não segue a risca o primeiro filme ao contrário de 'Onze Homens e um Segredo' onde até o título era igual ao antecessor, outra igualdade das duas fitas é contar com um grande elenco cheio de gente conhecida, mesmo os que são menos enfatizados.

Em Veneza, grupo de ladrões inteligentes planejam roubar barras de ouro que valem cerca de US$ 35 milhões, a gangue é liderada por John Bridger (Donald Sutherland) que cumpre liberdade condicional e está sempre preocupado com a filha Stella (Charlize Theron) com quem acredita não ter sido um bom pai mas que na verdade não sabe o quanto a filha o ama, um especialista em planos Charlie Crocker (Mark Wahlberg) que vê John como um pai e além de seu pupilo é o que poderíamos chamar de braço direito, o durão Handsome Rob (John Statham) que adora carros potentes e é o tipo irresistível para as mulheres, Left Ear (Most Def) que é especialista em explosivos e por causa disso é surdo do ouvido direito, Lyle (Seth Green) um hacker que se diz o inventor do Napster e Steve (Edward Norton).

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Nova York Sitiada (1998)

filme nova york
Um dos filmes sobre terrorismo que mais se assemelha aos ataques de 11 de Setembro, 'Nova York Sitiada' é de 1998 mas trás uma história incrível que quase virou realidade em 2001. Sem dúvida Nova York já era vista como um alvo eminente havia muito tempo, desde as previsões de Nostradamus ou mesmo suposições aleatórias, o que acabou ocorrendo na realidade não é exatamente o que se passa nesse filme pois a história acabou explorando outros lados sobre conduta e caráter e acabou bem resolvido e na vida real essa Guerra não tem dia para acabar.

No deserto, um Árabe que é quase idêntico ao Osama Bin Laden, acaba sendo capturado pelo exército norte-americano, na sequência a cidade de Nova York começa a ser ameaçado pelo que parecem ser grupos terroristas. O agente do FBI (Denzel Washington) começa a investigar junto com seu parceiro, logo surge a agente da CIA (Annete Benning) que estará sempre batendo de frente com o pessoal do FBI, logo começam os ataques terroristas que explodem desde ônibus a teatros sem deixar muitas pistas.

Shaft - O Filme (2000)

filme shaft
É impressionante a versatilidade do ator Samuel L. Jackson, ele consegue aparecer em cada filme com um visual e um estilo completamente diferente dos outros, em 'Shaft', um ramake de um seriado dos anos 70 isso acontece mais uma vez e, mais uma vez Jackson da conta do recado, o que mais surpreende no entanto é que para isso ele não precisa fazer muito esforço, basta umas roupas diferentes e um outro tipo de corte na barba, a postura e o jeito de falar, pequenos detalhes e grandes mudanças.

Shaft (Samuel L. Jackson) é um policial linha dura, pretensioso e autoritário, trabalha sempre com um estilo próprio e não tem medo de ninguém, liderou o movimento ''blaxploitation'', ou seja, o surgimento de heróis Negros e virou ídolo da maioria dos suburbanos, em especial do Harlem, Shaft ficou muito famoso ao longo dos anos e virou um ícone para negros de todo o mundo, foi inclusive ídolo de Wiil Smith em seu seriado 'The Fresh Prince of BeLair', Shaft ainda tem um outro ponto interessante a seu favor além de ser Negro, ele é um herói que não usa máscaras nem roupa colada ao corpo, muito menos tem poderes sobrenaturais, ele é uma pessoa comum apenas querendo fazer justiça.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Premonição 2 (2003)

filme
Se tinha uma coisa mais certa que a própria morte certamente era o lançamento de ‘Premonição 2’ dado o final de ‘Premonição’ que conta com um dos maiores ganchos para continuações já vistos no cinema exceto os filmes que são trilogias já com suas continuações determinadas e mais do que certas, mas como são poucas as sequências que dão certo salvo por exemplo ‘O Exterminador do Futuro II’ e ‘Alien’ além é claro da maioria das trilogias, esta aqui não foi uma das sortudas e conta ainda com um roteiro senão exatamente então praticamente igual ao do primeiro filme lembrando aí ‘Esqueceram de mim II’ que estava também idêntico ao original.

O que já dava para ver é que não teríamos um continuação direta do primeiro filme, primeiro por ter sobrado apenas dois personagens e segundo porque um deles (Devon Sawa) nem estava no elenco, então a história se repete, ao invés de um acidente de avião temos um acidente de carro, o inicio é idêntico ao do primeiro, o tempo volta e então o que vimos foi uma premonição da garota Kimberlyn (A. J. Cook) que irá parar o trânsito e o resto todo mundo que viu o primeiro filme já sabe, eles vão evitar a morte nesse momento pois o acidente acaba acontecendo e então a morte vai persegui-los até completar seu objetivo, é uma ideia realmente fantástica mas que fora já totalmente explorada no primeiro filme, que aliás levando se em conta estar na lista dos chamados ‘terror teen’ aquele foi sem dúvida o mais original e mais bem feito de todos ao lado de ‘Pânico I’ que também teve sequências piores.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Psicopata Americano (2000)

filme
Sempre que surge um filme mais complicado, com uma trama mais elaborada e uma difícil compreensão além é claro da necessidade de se pensar, as pessoas já põe o pé atrás e já começam a fazer críticas ruins e dizer que o filme não presta. E é isso que acontece com ‘Psicopata Americano’, um suspense que até certo ponto chega a ser bizarro e conta com muita violência, e é ainda mais surpreendente no final, a maioria tende sempre a falar mal de um filme quando não entende ele.

Aqui é retratada a história de Patrick Bateman (Christian Bale), um alto executivo de Nova York que adora esbanjar seu dinheiro e se mostrar sempre superior aos demais como um cara que pode tudo e faz o que quer na hora que quer. O negócio é tão forte que Patrick alucinado começará a cometer crimes dos mais cruéis para talvez conseguir eliminar os concorrentes e poder ser o mais poderoso de todos, ele vira um grande psicopata mesmo e basta alguém mostrar um cartão de visitas melhor que o dele para virar a próxima vitima. Aos poucos ele vai ficar tão neurótico que matará qualquer um, desde garotas de programa até velhinhas na rua e animais.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Planeta Vermelho (2000)

planeta vermelho
Quando um filme conta com três ingredientes que são: ficção, futuro e viagem ao espaço, eu não perco de jeito nenhum. E ‘Planeta Vermelho’ conta com esses três e mais alguns, infelizmente ele tem uma péssima direção e um roteiro lento e chato além da introdução de muitas coisas irreais e explicações forçadas, elementos básicos para decepcionar a maioria dos que assistem de forma literal. Mas o que todos acabam perdendo é a mensagem que o filme tenta passar, a ideia por traz dos fatos e uma visão do futuro muito interessante além de um retrato de Marte extremamente inimaginável. Se quem ver o filme conseguir enxergar todas essas coisas estará acredito eu absorvendo tudo que talvez o filme estivesse tentando passar.

Em outros filmes nós já vimos e Terra ser dizimada por guerras nucleares, derretimento dos pólos, vírus e muitas outras coisas, desta vez o ar que respiramos está condenado e só perceberam a gravidade do problema em 2025. Então é enviado um grupo de especialista até o planeta Marte (é o mais próximo da Terra) para ser colonizado e ainda cultivarem algas que produziram o oxigênio. Eles acabam perdendo contato e em 2057 a nave Marte 1 é enviada da base de Houston para localizar o HAB 1 e saber o que houve, dentre os tripulantes estão a comandante Kate Bowman (Carrie-Anne Moss), o engenheiro Robby Gallangher (Val Kilmer), além de Quinn Burchenal (Tom Sizemore), Ted Santen (Benjamin Bratt), Chip Pettengill (Simon Baker) e o experiente Bud Chantillas (Terence Stamp), quem não lembra de ‘Alien’ nessas horas?

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Noiva em Fuga (1999)

noiva
Depois de longos e esperados nove anos está de volta a dupla Richard Gere e Julia Roberts, protagonizando o filme ‘Noiva em Fuga’. A dupla já havia feito enorme sucesso em ‘Uma linda mulher’, mas o detalhe neste novo filme e como o próprio nome já diz é que foi usada a mesma fórmula, ou seja, comédia romântica, e além dos dois principais atores nós temos também o mesmo diretor. Assim não tem como dizer que o filme é ruim, pois quase nenhuma comédia romântica é ruim, mas a julgar pelo sucesso do filme de 1990, esse está um pouco abaixo.

O nome do filme resumi bem a trama, e o pôster de divulgação já é bastante para se imaginar tudo que vai acontecer, aliás não tem nem como imaginar que isso não ocorra, mas o mais importante e bom deste filme é que ele não tem nada a ver com ‘Uma linda mulher’. Aqui Richard Gere é Ike Grahan, um jornalista de Nova York que está perdendo a inspiração para escrever em sua coluna e acaba descobrindo uma boa história num bar, sobre uma mulher, Maggie Carpenter (Julia Roberts) que foge de seus casamentos na hora H deixando noivo e convidados para trás, ele acaba escrevendo e logo Maggie descobre e para se vingar ameaça processar o jornal. Ike acaba sendo demitido.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O Mínimo para Viver (2017)

to the bone
Se fosse para descrever o filme "O Mínimo para Viver" (2017) em poucas palavras eu diria que ele "mexeu na ferida", e de forma necessária. Confesso aqui antes de mais nada que sei muito pouco sobre anorexia, apenas que a cantora Karen Carpenter, da banda The Carpenters, morreu de anorexia; E que a banda Silverchair tem uma música sobre o tema que se chama "Ana's Song". Não conheço e nem conheci ninguém com esse problema, mas tive vontade após ver o filme. Muitas pessoas com problemas, seja de pouco peso, muito peso ou outros fatores psicológicos, também se identificam com o filme. Eu não acredito que tenha o problema da anorexia, mas meu IMC está abaixo do ideal. Eu peso 3 Kg a menos do mínimo que deveria pesar para a minha altura e idade, mas baseado no que vi no filme, tenho certeza que não sofro do problema já que como cerca de cinco vezes ao dia normalmente, incluindo comida integral e nunca forcei vômito nem nada disso. Meu problema deve ser outro!

Fiz uma associação, sem saber se é mesmo correto, entre a anorexia e o suicídio, após ver esse filme. Pelo menos foi a impressão que tive, mas não sei realmente se todos com anorexia querem mesmo morrer. No filme a personagem principal diz em determinado momento que "está no controle". Acho, e até é meio óbvio, que as pessoas com esse problema tem necessariamente algum problema psicológico atrelado, mesmo porque ser magra com corpo esbelto e "sarado" como dizem, é muito comum e sinônimo de saúde, tendo inclusive o termo "fitness" ligado à essas pessoas. Isto está longe de ocorrer com as pessoas com anorexia, que são magras ao extremo e tem seus corpos praticamente deformados. Daí vem o título original deste filme "To the bone", ou seja, até o osso.

Os Outros (2001)

os outros
Um filme de suspense da mais alta categoria. Intrigante, empolgante e arrepiante, ‘Os Outros’ entra sem dúvida alguma para o hall dos maiores filmes já feitos até hoje e porque não ser o melhor de seu gênero? É um filme que aborda um tema já muito explorado ao longo dos anos que são os fantasmas, mas aqui é mostrado de uma nova maneira que surpreenderá qualquer um. É um filme sinistro e ainda tem um dos melhores e mais inesperados finais que existem, algo que vem se tornando muito comum em filmes desse tipo.

Não faltam elogios da maior parte das pessoas que assistem ao filme, tanto para a história como também para o roteiro e direção de Alejandro Amenábar. Também para o excelente clima de suspense e atuações de praticamente todos os atores, mas o final é sem dúvida o que mais chamou a atenção do público e é o que completa e torna o filme tão bom. Acredito que não há quem não tenha visto o filme e que não o tenha recomendado para alguém, mas o final acabou gerando um pouco de polêmica pois muitas pessoas acabaram o entregando ou dando dicas o que faz com ele seja um pouco mais previsível do que o normal, um dos comentários mais criticados foi o do jornal “Folha de S. Paulo”, é extremamente importante que a pessoa que vá ver o filme não tenha muita informação ou não leia muitas coisas que deduzam o final pois a grande surpresa, o grande êxtase, o grande momento, se for adivinhado, perderá totalmente a graça e vai desanimar com certeza.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

filme ferris
Incontestavelmente um filme que marcou época e gerações, algo que jamais se tinha visto antes e que jamais se viu depois. ‘Curtindo a vida Adoidado’ é um clássico do cinema, perfeito e sedutor, quem viu na época e mesmo quem assiste hoje fatalmente se encanta com essa comédia adolescente muito bem produzida de forma competente e com tanta eficiência e simplicidade fenomenais. É um filme maravilhoso da maravilhosa década de 1980.

A história a principio pode até parecer básica e muito normal, mas a maneira como ela é contada que fascina tanto. Ferris Bueller (Matthew Broderick) é um adolescente que não gosta muito de ir á escola e adora matar aula, e é justamente isso que ele fará quando vê um belo dia de sol que está fazendo naquela manhã, mas para faltar à escola mais uma vez ele precisará de uma desculpa para enganar os seus amáveis pais, irá dizer que está doente, e mesmo com a irmã desconfiada por perto ele consegue enganá-los.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Insônia (2002)

filme insonia
Um filme com muito suspense, tensão, ação e uma ótima trama. ‘Insônia’ possui todos os atrativos que um bom filme policial precisa e ainda conta com um excelente elenco que também chama muito a atenção, tem muitos acontecimentos ousados e diferenciados ao longo da projeção mas sempre seguindo a boa e velha linha básica não partindo para muitas alternativas, apenas houve uma ou outra alteração no desfecho dos fatos.

Will Dormer (Al Pacino) e Hap Eckhart (Martin Donovan), dois policiais de Los Angeles que estão sendo investigados pela corregedoria, são enviados a uma cidade do Alasca para investigar um bárbaro crime de uma adolescente já que a policial local não está acostumada ou preparada para grandes delitos. Se juntarão a eles Ellie Burr (Hilary Swank), jovem investigadora que de cara se mostra fã de Dormer. Logo no inicio eles vão ver o corpo da jovem para achar pistas, essa cena já é de cara uma muito interessante lembrando muito uma cena semelhante de ‘O Silêncio dos Inocentes’.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Deixe-me Entrar (2010)

deixe me entrar vale apenas ver
Muitas pessoas coletam algumas informações sobre o filme "Deixe-me Entrar" (2010), seja vendo o trailer ou lendo sinopses, e então resolvem que vão assistir. A maioria dessas pessoas, talvez porque fosse mesmo a intenção de quem fez o trailer ou escrever a sinopse, se apega ao drama que é mostrado nas cenas e se interessa em ver esse filme. A história trata um pouco do chamado bullying que ocorre com um garoto em uma escola, e que ele vai fazer uma amizade com um nova vizinha (menino e menina com cerca de 12 anos de idade), mas não apenas isso que acontece, e é nesse momento que vira uma "chavinha" no cérebro de quem está assistindo e pode ser crucial na sua decisão de continuar ou não vendo.

Se você chegou até aqui para se decidir em ver ou não, deve saber que além de drama, o filme também tem um conteúdo de fantasia, ou sobrenatural para ser mais claro e direto, e um pouco de terror, ou horror. É uma história sombria, por vezes surpreendente, e não tem muitas ligações com a realidade (exceto apenas pela questão do bullying que é crucial para o desfecho da hitória). Assim sendo, esqueça um pouco o lado dramático e procure ver se você é fã de filmes um pouco mais fantasiosos. Como dica eu coloco aqui dois filmes que talvez tem um pouco a ver com esse que são: "Constantine", pelo lado fora da realidade e "Entrevista com o vampiro", que possui uma ligação forte facilmente notada por quem ver ambos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O Colecionador de Ossos (1999)

colecionador de ossos
Eu não considero apenas como um suspense, mas sim como um filme policial cheio de suspense. ‘O Colecionador de Ossos’ é um filme muito intrigante e envolvente que ressalta o trabalho de investigação policial sobre crimes e assassinatos, altamente convivente e cheio de acontecimentos inesperados.

Rhyne (Denzel Washington) é um Expert em perícia criminal do departamento de polícia de Nova York, mas durante uma investigação sofre um grave acidente que o deixa paraplégico e derrotado mentalmente pondo em dúvidas o seu desejo de continuar vivendo ou não. O seu amor pelo trabalho será reavivado quatro anos mais tarde quando uma policial, Amelia (Angelina Jolie) descobre a cena de um crime e toma o cuidado de registrá-la e colher todas as provas, inclusive parando um trem para fazer isso.

Entusiasmado com o excelente trabalho da moça, ele a recruta para ajudar nas investigações passando a ela o mesmo trabalho que ele fazia. Então monta toda uma equipe em sua casa onde vive com a enfermeira Thelma (Queen Latifah). Assim entram na história também dois policiais que estarão também sempre ajudando eles e um outro que é o chefe do departamento, muito arrogante fazendo o papel do contra e que estará sempre dificultando o trabalho e interferindo nas investigações.