quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986)

"Os Aventureiros do bairro proibido", como o próprio nome diz é uma aventura. Aliás uma das mais bem elaboradas e originais dos anos 80, época mais quente e perfeita que o cinema já teve. Com filmes despreocupados mas cheios de encanto. O bairro em questão é Chinatown, em Nova York, designado no título original como a pequena china, que guarda em seus mais profundos segredos muita magia e bruxaria.

Jack Barton (Kurt Russel) é uma caminhoneiro despretensioso que vive a deriva nas estradas dos EUA. Em uma de suas paradas faz apostas com um amigo chinês Wang (Dennis Dun) que dizendo poder cortar uma garrafa ao meio, perde para Jack, e este o acompanhará onde quer que ele vá afim de pegar sua grana a seguir viagem (não imaginando as encrencas que iria se meter). Wang tem de ir ao aeroporto pegar sua namorada, e Jack vai junto e acaba conhecendo Gracie. A namorada de Wang acaba sequestrada, Jack irá atrás dela com Wang e terá seu caminhão roubado.

Caçada ao Terrorista (2001)

Filmado no mesmo ano dos atentados terroristas de 11 de Setembro, o filme "Caçada ao Terrorista" não teve sucesso talvez por fugir tanto a realidade. O máximo que consegue é passar de forma bem leve e nada real um pouquinho só das desavenças que judeus e árabes passam todos os dias no Oriente Médio. O filme não mostra nada sobre atentados terroristas e sim como o próprio nome diz é a caçada à um dos terroristas, que no caso recebe nome fictício de Amar Kamil, um cara que está muito, mas muito longe de ser comparado à Osama Bin Laden.

Na cola do terrorista estará um agente do grupo anti-terror Tony (Christopher Lambert), ele segue os passos do pai na busca do seu alvo, mas logo no inicio a história muda de lado. Após pensarem ter matado Kamil, todos do grupo do Tony serão perseguidos e assassinados pelo cara em questão (que vinga a morte de seus parentes cinco anos antes, por esse mesmo grupo), ele mudou seu rosto em uma operação plástica. Aí Tony terá três tarefas, provar que o cara ainda esta vivo, persegui-lo e fugir dele, além de proteger os outros.

Tá Todo Mundo Louco! (2001)

O que dizer sobre comédias? Um dos gêneros de mais altos e baixos no mundo do cinema. É o tipo de filme que você ama ou odeia, não da para dizer que foi mais ou menos. E quando existe um roteiro original, um diretor que sabe conduzir sem apelar e uma gama de atores especialistas em fazer rir, ou pelo menos deixar claro que sua intenção é essa, então certamente esta comédia pode dar certo, ou pelo menos agradar quem assiste se não chamar atenção para um público maior. E para quem não viu as maiores comédias que o cinema já teve na década de 80, poderá considerar facilmente o filme "Ta todo mundo louco" em sua comédia favorita, isso porque é um dos que chegou mais perto daqueles.

O feito foi conseguido pelo diretor Jerry Zucker, que tem no currículo sem dúvida a maior comédia de todos os tempos: ‘Apertem os cintos, o piloto sumiu’. E também outras grandes do gênero como ‘Top Secret’ e ‘Corra que a policia vem aí’, ou seja, experiência é que vale. Então quando recebeu o roteiro Andy Breckman não resistiu e adorou o idéia de usar dublês e gags visuais, é o tipo de filme pastelão cheio de cenas “idiotas” mas que fazem rir muitas vezes, algumas naturalmente outras sem dúvida forçadas.

Profissão de Risco (2001)

São muitos os filmes que tratam de uma história real, na maioria falam de mafiosos, e assassinos, a vida de uma pessoa famosa e até de quem teve dificuldades na juventude e etc. No caso de "Profissão de Risco" vemos a vida de traficante de drogas norte-americano, George Jung, primeiro a levar a cocaína para dentro dos EUA, retratada de forma fiel e desde sua infância até os dias de hoje, aliás o cara ainda está vivo, dado que torna o filme ainda mais interessante.

George é vivido pelo ator Johnny Deep, ele se envolveu com o tráfico por acaso após uma infância difícil em que teve de aturar as costantes brigas dos seus próprios pais. Resolveu então ir para a Califórnia onde começou a vender maconha, a sua ambição o fez ir mais longe e juntamente com a namorada Bárbara e o amigo Tuna, começaram a faturar alto, trazendo a droga do México.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Visões Perigosas (1999)

O filme "Visões Perigosas" foi classificado como policial, mas além disto conta com outros temas como o suspense e a paranormalidade. É preciso dizer porém que isto não é tudo para chamar a atenção do público, o primeiro e talvez o único trabalho do fraco diretor Paul Marcus, tem como principal atrativo a participação do ator Kiefer Sutherland, o que faz nos considerar que esta fita é só mais uma para tentar colocar esse bom ator em mais evidência.

A história tem uma trama extremamente complicada e com diálogos incrivelmente difíceis de se compreender em um primeiro momento. Mickey (Sutherland) é um investigador de crimes da polícia, e tem um problema em sua vida, o que a torna uma desgraça a ponto de fazê-lo beber todas as noites e fumar vários cigarros por dia, pois quando toca as coisas tem visões do crime em questão e isso o atormenta demais. Possivelmente você já viu algo parecido, principalmente se é fã de series de TV.

Miss Simpatia (2000)

Uma comédia sem pretensão, mas muito engraçada e bem feita. Assim podemos classificar "Miss Simpatia", que não apela em nenhum momento e consegue agradar muita gente mesmo tendo um roteiro simples e uma trama fraca. Por outro lado cria situações inusitadas e romances até bobos e divertidos, sua força maior está concentrada no elenco, sem dúvida o maior chamariz.

Sandra Bullock faz o papel de Gracie Hart, agente do FBI caracterizada masculinamente, que tem péssimos hábitos, come ‘porcaria’, faz barulho quando da risada e muitas outras coisas tristes para uma mulher. Sua casa é totalmente badernada, aliás reparem quando ela chega e após ligar o rádio vai treinar boxe, no saco de bater tem um símbolo das Olimpíadas de Los Angeles 1984, mesmo que a última dos EUA tendo sido a de Atlanta 1996. A vida da moça está prestes a mudar quando o FBI tem um caso importante pela frente.

Risco Duplo (1999)

Intrigante e acima de tudo inesperado na maioria de seus momentos. ‘Risco Duplo’ nos mostra uma trama sensacional onde muitas vezes você pode até pagar pelo que fez e esperar para provar sua inocência mais tarde. Com muita ação e até mesmo suspense, esse filme vai prender sua atenção do inicio ao fim e você nunca saberá o que está por vir, além tudo isso, teremos ainda uma prova de que amor de mãe supera qualquer dificuldade.

Infelizmente em tudo que é sinopse e comentário aparece que “Mulher (Ashley Judd) é presa injustamente por supostamente matar o marido”, confesso que sem essa informação é muito mais interessante o inicio do filme, principalmente se você não sabe o que significa “Risco Duplo”, dica que será dada por uma das prisioneiras à moça. Então ela acabará pagando parte da pena até sair em condicional, neste momento do filme ela encontrara o personagem de Tommy Lee Jones, que é o chefe da condicional.

Doce Novembro (2001)

"Doce Novembro" nos revela uma história muito doce! Com um romance dramático dos mais bem feitos dos últimos anos. O que a principio parece uma comédia romântica ou até mesmo uma simples história de amor, passa a um ponto nada comum e torna emocionante e triste o relacionamento entre duas pessoas que se conheceram a pouco tempo. O último terço do filme então mostrará uma intensa semelhança como ‘Outono em Nova York’ do mesmo tipo que ‘Sexto Sentido’ é semelhante a ‘Os Outros’ ou vice e versa, mas ‘Doce Novembro’ consegue extrair mais paixão de seus interpretes, o que o torna um pouco melhor que ‘Outono em Nova York’.

O inicio da história e a forma em que os personagens principais se conhecem não é nada convencional. Eles se vêem pela primeira vez fazendo uma prova e voltam a se encontrar em seguida, mostrando um lado de insanidade. Sara (Charlize Theron) passa a infernizar a vida de Nelson (Keanu Reeves), obrigando-o a fazer tudo que ela quer até revelar seu verdadeiro interesse, que é ficar um mês (Novembro no caso) com ele morando na sua casa. Logicamente ele hesita no começo mas quando perde o emprego e namorada acaba aceitando e logo vai descobrir que Sara troca de parceiros todo mês, o que vai gerar mais confusão e mais cenas boas.

Waterworld - O Segredo das Águas (1995)

"Terra seca é um mito". Sem dúvida essa é frase mais ouvida em "Waterworld, O segredo das águas", um filme instigante que retrata de uma maneira nada convencional um futuro que ás vezes parece ser mais real do que se possamos imaginar. Um futuro onde não existe terra firme, um mundo onde só existe água seja para onde for que você olhe. É realmente algo inacreditável, um tema original explorado de maneira sublime.

Por que só existe água nesse mundo? É porque os pólos derreteram e inundaram tudo. Todo mundo tá careca de saber que isso é possível, seja pelo buraco na camada de ozônio ou pelo super aquecimento do planeta. Segundo cientistas é preciso que a média da temperatura mundial suba uns 3 ou 4º C para que os pólos comecem a derreter, com a ajuda do efeito estufa, devido à poluição das grandes cidades, a previsão é de uns 50 anos. Muitos de nós estarão vivos até lá, mas pensar que viveremos as aventuras sensacionais deste filme é demais, pois mesmo que realmente aconteça não inundará tudo que é superfície, pois o filme exagera um pouco, apesar de deixar claro que a história se passa muitos anos depois do dilúvio.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Prova de Vida (2000)

Olhando pelo lado ruim da coisa, como as guerras e ameaçam o planeta, as guerrilhas urbanas, a facções de exércitos sem leis, principalmente nos países sul-americanos tendo como grande pivô o tráfico de drogas e tudo mais, então podemos considerar que "Prova de Vida" é um filme ousado, com um tema forte e grande coragem para mostrar a realidade. Mas infelizmente o filme não foi tão a fundo nesse assunto tão polêmico e perdeu sua força. Pudera, o ator Russel Crowe (como se fosse o culpado pela existência do filme) recebeu até ameaças de morte, imaginem só se o tema fosse mais explorado..........

Um engenheiro norte-americano, Peter Bowman (David Morse) vai até um país fictício da América do Sul, Tecala, para construir uma represa. Ele acaba sendo sequestrado pelo grupo guerrilheiro ELT, deixando sozinha a esposa Alice (Meg Ryan) que depois terá a companhia da irmã de Peter. Logo elas contratam o negociador Terry Thorne (Russel Crowe), que pela trama toda do filme acaba deixando o caso, mas voltará depois.

Quase Famosos (2000)

Certamente a maioria das pessoas que não gostam nem um pouquinho se quer de Rock não vai gostar do filme "Quase famosos". Ainda assim acredito que um mínimo, ou melhor, uma alma perdida que não goste de Rock e acabe vendo o filme. Essa pessoa passará a gostar, porque talvez nunca se viu antes um relato tão intenso, genial e fabuloso sobre os bastidores e o mundo Rock and Roll dos anos 70. Talvez até pelo diretor ter vivido mesmo grande parte da história na vida real e pelos atores terem se dedicado tanto a seus personagens. É sem dúvida mesmo o retrato mais real daquela época, basta perguntar a qualquer roqueiro que tenha vivido na pele aqueles inesquecíveis momentos de glórias.

Para começar, o inicio do filme já é diferente, os créditos iniciais aparecem sendo escritos à lápis sobre folhas de papel, sem falar na música que toca ao fundo, aliás uma constante durante todo o filme. Isso tudo dará mais dramaticidade às cenas e as tornará mais reais e até mais tristes, é de arrepiar. Não menos interessante também será ver a mesma mão e o mesmo lápis rabiscando nomes de bandas em toda e qualquer superfície, mesmo que não pareça isso é o que um grande fã realmente faz, seja lá do que ele gosta.

Tenha Fé (2000)

Esta é mais uma comédia romântica que deu certo. Não é um gênero fácil de se fazer, mas se analisar todos sem duvida é o menos difícil e o que mais tem filmes bons em termos de porcentagem. "Tenha fé" marca também a estréia de Edward Norton como diretor, e assim como muitos também atua, já que é ator claro.

Uma história bastante interessante com um roteiro original e alguns clichês inevitáveis. Três amigos de infância se reencontram quando adultos e viverão um triângulo amoroso, só que com alguns poréns. Brian (Norton) é um padre, Jake (Bem Stiller) virou rabino e a garota, Anna (Jeena Elfman) é viciada em trabalho. Entre uns flertes e outros, Anna acabará ficando com Jake (que pela religião judaica pode casar-se, mas com uma judia, coisa que ela não é) e não saberá que Brian a ama, enfim será um desenrolar de situações muito interessante.

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Assim como a maioria dos filmes de guerra norte-americanos, "O Resgate do Soldado Ryan" tem como tema principal mostrar o orgulho que este país tem com o seu povo e forma como lutam para vencer sempre. Quem não gosta dos EUA, ou quem não gosta de filmes de guerra certamente não vai gostar deste filme, que sem dúvida após os primeiros momentos cai realmente nos clichês básicos e no mesmo ideal de todos do seu gênero.

A seqüência inicial, notável e comentada ao extremo por qualquer um que assiste, é realmente uma das melhores desse tema de todos os tempos. Primeiro pela maneira como é exposta, ou seja, o nome do filme aparece uma parte do futuro que só será compreendida no final e começa essa cena que durará cerca de 22 min. Você não vê nomes de atores e outros créditos quaisquer, a apresentação de alguns personagens se dará de forma um tanto informal. Alguns poderão ser facilmente identificados como o capitão John Miller (Tom Hanks) e o sargento Michael Horvath (Tom Sizemore), mas outros como Reiben (Edward Burns) e Jackson (Berry Pepper) somente depois. O médico também aparece aqui, é Wade (Giovanni Ribisi), mas o que mais se verá é soldado morrendo, membros voando e muito sangue.

Até que a Fuga os Separe (1999)

Como era de se esperar, um comédia contando com Eddie Murphy fatalmente seria um bom filme. E "Até que a fuga os separe" não fugiu dessa “regra” e além de muitas risadas estaremos envolvidos com uma história dramática e é claro com a questão racial e o preconceito em alta. O menos interessante porém será ver cerca de 65 anos passarem em menos de duas horas.

A história tem muitos aspectos interessantes apesar de ser de certa forma bem simples e básica. Começa em 1932 onde Ray Gbison (Murphy) é um assaltante de baixa categoria que acaba se deparando com Claude Banks (Martin Lawrence). Eles não se dão bem e após um salvar o outro acabam encontrando um cadáver, sem ter como provar que não mataram o cara vão para a cadeia, onde passaram a vida tentando fugir e também vivendo experiências novas e fazendo novos amigos.

Evolução (2001)

O filme "Evolução" é sem dúvida alguma um gigantesco clichê semelhante ao gigantesco “E.T.” do final da fita !!!!!! Uma comédia sobre ficção cientifica que deixa qualquer um louco. Não há como negar que pelo menos 70% dos que assistem não gostem, você tem que gostar de ficção, mesmo sendo comédia, ou gostar de um dos atores ou sei lá, estar aberto a tudo e ver só para se divertir, dessa maneira irá gostar.

Só existe um coisa nova nesta fita, como o próprio nome diz, a evolução. Essa ideia é fantástica, o resto é tudo que já se viu antes. Um meteoro cai na Terra (ele tem de chegar aqui de algum jeito e este é o mais fácil que existe), o amor entre dois rivais de trabalho, um idiota para encontrar o meteoro, o policial ou cara do exercito fazendo a coisa errada achando que é herói, o prefeito prepotente que quer destruir tudo também, o pessoal do bem que vai salvar o planeta da destruição total ocasionada pela invasão alienígena e nossa!!!!! Você já viu tudo isso antes ........