terça-feira, 21 de agosto de 2018

Velocidade Máxima (1994)

speed
Um dos grandes responsáveis pela nova era dos filmes de ação de Hollywood, ‘Velocidade Máxima’ é adrenalina pura do inicio ao fim, é sem duvida um filme de tirar o fôlego de qualquer um, um filme eletrizante, contagiante e com cenas ultra rápidas e ininterruptas, um ritmo frenético de acontecimentos que faz qualquer um ficar um bom tempo de boca aberta e olhos arregalados. Se segure porque a velocidade aqui é máxima!!!!

O terrorista Haward Price (Dennis Hopper) quer se vingar do policial Jack (Keanu Reeves) pondo em risco a vida de civis em troca do dinheiro que ele não pode garantir em um plano arruinado por este policial, o detalhe é que este fato é parte inicial do filme e se passa na íntegra. Para obrigar Jack a conseguir o dinheiro ele coloca uma bomba em um ônibus, para essa se armar o ônibus precisa alcançar 50 mph, e depois disso não poderá diminuir pois aí explode, fato que renderá uma série de acontecimentos incríveis.

Após um problema com o motorista, Annie (Sandra Bullock) assumirá o volante e com Jack abordo viverão momentos sensacionais, inevitavelmente ainda viverão um romance para dar mais clima a toda essa história explosiva, isso ajudará também para um final emocionante. O diretor Jan de Bont fez um trabalho brilhante, ele aproveitou a experiência que tinha por ‘Duro de Matar’ e criou um filme altamente explosivo e com uma força tão intensa que não para um segundo sequer, consegue ainda criar um filme com diversas partes distintas mas interligadas, ou seja, no inicio está no elevador de um prédio e passa para o ônibus e no final vai parar em outro lugar, foi demais porque o filme não começa ali e termina ali mesmo, toma vários rumos e você se encanta a cada momento, sem dúvida um trabalho fenomenal.

Outro aspecto muito interessante da fita é a maneira como são tratados os personagens. Claro que não é difícil perceber o destaque para Jack e Annie, mas Haward também está muito enfatizado recebendo uma inteligência e ruindade excepcionais, além do parceiro de Jack, interpretado pro Jeff Daniels na policia que também ganhará destaque. E ainda por cima dentro do ônibus cada um terá suas características próprias, um turista, um chefe de obras com suas ferramentas, uma mulher neurótica, um ladrão e muitos outros um pouco menos destacados mas tão importantes quanto estes.

O sucesso do filme ajudou ainda mais Sandra Bullock em sua carreira, antes ela já havia aparecido muito bem em ‘O Demolidor’ e ‘Poção do amor nº 9’, mas a partir daqui estaria sempre chamando a atenção em qualquer filme que viesse fazer. Para Keanu Reeves foi um salto também, ele se dedicou ao máximo em seu personagem, da para notar que ele o fez com muita vontade mesmo, talvez para se livrar do fardo de “garotão” devido a filmes como ‘Bill e Ted’ e ‘Caçadores de Emoção’, se foi mesmo isso ou não eu não sei, mas ele voltaria ao cinema mais para frente muito mais revigorado fazendo filmes como ‘Reação em cadeia’, ‘Paixão Bandida’ e ‘Advogado do Diabo’ além é claro do seu maior sucesso ‘Matrix’, após essa “conquista” por papeis de maior responsabilidade, ele já poderia se dar ao luxo de voltar a fazer o tipo “molecão” despreocupado como em ‘Virando o jogo’.

Além é claro de Dennis Hopper, veterano que participou de ‘Apocalipse Now’, o elenco conta com outros destaques como Jeff Daniels, que lembra muito Bill Pulman, aqui ele não faz uma boa interpretação como teve em por exemplo em ‘Deby e Loyd’ e ainda tem um final trágico, e também Alan Ruck que faz o passageiro turista do ônibus, você deve lembrar dele em ‘Curtindo a vida adoidado’ e ‘Twister’, uma ótima presença dele aqui.

É um filme que deve ser visto para total diversão, vale acompanhar toda essa aventura pois além de muitas explosões e correria o filme tem uma pequena trama e sacadas muito boas envolvendo câmeras digitais e outras coisinhas mais, o fato de ser um filme de ação renderá alguns absurdos é claro (quando o ônibus salta a falha na pista), mas tudo é aceitável comparados com a cena em que Jack entra no ônibus vindo de um caro (aquele cara dono do carro lembra muito o Martin Lawrence ou o Wesley Snipes). Em outros momentos o filme conta com desfechos fortes e até trágicos, como quando uma moça que tenta sair do ônibus morre, mas não deixa de lado as partes cômicas e frases irônicas e engraçadas, para quebrar um pouquinho o ritmo é claro. Com tantas coisas boas talvez haja algo ruim, e é a continuação que o filme ganhou, que foi péssima e deprimente, uma infelicidade total, portanto aproveite bem este aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário