sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Os Fantasmas se Divertem (1988)

beetlejuice
Acredito não ser exagero nenhum considerar 'Os Fantasmas se divertem' como um dos clássicos filmes da majestosa década de 1980 que nos presenteou com uma gama de filmes únicos e incomparáveis. Aqui a comédia bizarra de humor negro é tão contagiante que fica impossível imaginar alguém que não se encante com esse filme que marcou época. O roteiro é extremamente original, nele temos o casal Adam (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis) que estão de férias em sua grandiosa casa onde moram sozinhos. Então um acidente de carro os faz morrer e seu destino será viver dentro da casa por 25 anos (primeira grande sacada do filme, a morte de dois personagens principais que obviamente não sairão de cena, já dando uma ideia do quão diferente essa filme é), o problema que uma nova família vai chegar para morar na casa e eles farão de tudo para expulsá-los e terem um pouco de paz na morte.

Com muita inexperiência, eles acabaram expostos, em principio para a filha dos novos moradores, Lydia (Winona Ryder), que ficará amiga deles sem sucesso acabaram “contratando” ou despertando um velho fantasma que no caso seria o vilão da história, é BeetleJuice (Michel Keaton) que é especialista em assustar os vivos, mas que quer ter sua liberdade também. Este será o ponto chave para o desfecho da trama, aliás o final é muito bom, bem agradável e alegre.

O filme é sem dúvida um dos mais excêntricos que já existiu, usa de uma forma nada convencional para mostrar o outro lado da vida, essa é uma pergunta que sem dúvida qualquer pessoa já se fez, o que vem após a morte? Muitos filmes, seriados, novelas já tentaram mostrar esse “outro lado”, mas em 'Os fantasmas se divertem' podemos ver isso de uma maneira engraçada e empolgante, onde cada morte é tratada como um caso em particular, os mortos passam a ter uma espécie de advogado, e seus casos são julgados, sensacional!!!

A pessoa quando morre então recebe um livro de instruções, como um guia, realmente ideias muito boas. Boa parte desse lado bizarro está nas mãos do diretor Tim Burton, ele realmente usa de uma forma inusitada para mostrar o que pensa, ele fez um bom trabalho na recente refilmagem de 'O Planeta dos Macacos' que tem um final diferente do original, e aqui ele usa de sua habilidade em particular e se da bem. Após este, voltaria a fazer sucesso no mesmo estilo com 'Batman', onde volta a trabalhar com Michel Keaton, e também 'Edward, mãos de tesoura' onde trabalha com Winona Ryder mais uma vez, e que tem a presença de Johnny Deep, ator que voltaria a ser usado em outro filme de Burton que segue essa mesma linha bizarra, 'A Lenda do Cavaleiro sem cabeça'.

Em termos de atuação neste filme ninguém supera Michael Keaton, ele é de certa forma o personagem principal, é o chamariz podemos assim dizer, está em destaque no cartaz de divulgação e rouba a cena toda vez que aparece, foi sem dúvida um dos melhores filmes que já fez, pela dificuldade do papel e por ter feito o sucesso inesperado, e também por que seu personagem acabou virando desenho animado, sucesso total para ele que sem dúvida deve ter feito muita gente ficar dizendo BeetleJuice três vezes para ver se ele aparece, ou Besouro Suco (traduzindo) aliás no filme aparece escrito Beetlegeuce, notem na cena do cemitério da maquete.

Fazendo de forma brilhante a excêntrica Lydia, Winona Ryder também não decepciona, sempre vestida de preto, e ás vezes com uma máquina fotográfica na mão ela também chama muito a atenção de quem assiste, sua beleza notável e carisma conservador sempre a ajudou em seu trabalho, pois pode fazer personagens de diversas idades. Aqui por exemplo ela é bem novinha, quase uma criança. Este foi um dos primeiros filmes de sua carreira que decolaria para o sucesso, depois disso viveu problemas pessoais sérios em sua complicada vida pessoal, ela foi acusada de roubo e uso de drogas, uma pena mesmo para uma atriz tão talentosa. Anos mais tarde ela se recuperou e voltou a ter grandes atuações no seriado da Netflix 'Stranger Things'.

Outros que aparecem muito bem são o casal principal da trama, Alec Baldwin e Geena Davis. Ele não pode ser considerado um grande ator, mas acredito que este tenha sido um de seus melhores momentos no cinema, aparecendo bem também em 'A fera do Rock' e 'A fuga' onde fez par com Kim Basinger, além é claro de 'Caçada ao Outubro Vermelho', mas depois ele ficaria com uma aparência estranha, inchado e gordo, um de seus péssimos trabalhos pode ser visto em 'Código para o Inferno' que tem Bruce Willis no papel principal. Já Geena está bem normal e com o carisma de sempre, também vale destacar as participações de Catherine O’Hara e Jeffrey Jones, o diretor da escola de 'Curtindo a vida adoidado', hoje também envolvido em problemas pessoais. É um filme excelente, para ser visto várias vezes, daqueles que ficam guardados na memória para sempre, com uma trilha sonora das mais gostosas de se ouvir, logo no começo a câmera já vem filmando de cima a cidade com aquela musiquinha, só nisso já não da mais para parar de ver, a cena do jantar então nem se fala, realmente uma obra de arte da época célebre do cinema, imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário