quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Doce Trapaça (2001)

É sempre muito gostoso quando surgem comédias mais adultas que não se apegam muito às gags visuais e ficam longe das apelações terríveis como se viu tanto nos últimos anos, principalmente quando o tema é grupos adolescentes. Em 'Doce Trapaça' pode-se ver como esse tipo de coisa não é tão necessário para obter graça em um filme de comédia e também como um roteiro bem elaborado com uma trama interessante tornam o filme muito mais agradável e muito mais aprazível de se ver.

Sigourney Weaver faz o papel de uma mãe que junto com sua filha Page (Jennifer Love Hewitt) aplicam golpes para ganhar dinheiro. Alguns deses golpes são muito interessantes como o que pagam a gasolina e o que não pagam o almoço, todos elas usam de muita sensualidade que ambas atrizes possuem de sobra. O principal de todos os golpes é o que Weaver casa-se com uma cara muito rico e depois sua filha o seduz e ela da o flagrante, pede o divórcio e para não ir ao tribunal exige um pagamento que é sempre alto. O grande detalhe é que ela já casou-se umas 13 vezes, o último foi com Dean (Ray Liota).

Page adora o que faz, tanto que já quer seguir sozinha no trabalho, a mãe desaprova e nesse meio tempo aparece uma mulher da Receita Federal (Anne Bancroft) exigindo a contribuição que não fora feita a tanto tempo. O melhor vem mais tarde quando Anne voltar a cena, precisando então de dinheiro elas vão para Palm Beach por sugestão da filha, onde estão os caras mais ricos, o alvo será William Tensy (Gene Hackman) um velhote que fuma o tempo todo, mas Page acabará se envolvendo num romance, daí para frente serão inúmeras situações engraçadas e interessantes.

O filme ficou muito bem feito, além de piadas, muitas delas com humor negro, o filme fala muito de amor verdadeiro, tenta provar que uma pessoa quando realmente ama a outra não a trai de jeito algum. Tem várias situações em que a cena não é mostrada por inteiro como no restaurante quando Weaver quebra o cinzeiro, além de cenas impossíveis como a de um corpo que cai do alto do hotel e depois elas vão lá e ninguém viu nada, mas são coisinhas que não estragam realmente o filme, talvez haja um único detalhe que seja um tanto quanto ruim, o inicio do filme mostra o golpe no personagem de Ray Liota, depois uma grande parte em torno do golpe em Hackman mas que fica incompleto e aí depois Liota volta a cena (de fato muito bom esse retorno) mas poderia tê-lo feito bem antes onde teríamos muito mais situações bizarras, e então tudo que ocorrera em torno de Hackman parece ter sido em vão e o ponto alto do filme é mesmo a trama entre Weaver e Liota, que é muito boa, mas ficou muito restrita no inicio e depois demorou muito para retornar.

Sigourney Weaver disse ter adorado o papel, assumindo estar casada de se rastejar e brigar como já havia feito muito (lembrem-se de 'Alien' e porque não 'Os Caça fantasmas'). Ela amou ser uma mulher "importante" que está sempre bem vestida e nos melhores lugares, sem dúvida seus melhores momentos são quando faz sotaque de russa e naquela cena da estátua, muito hilária. Jennifer Love Hewitt aproveitou o papel para esbanjar sensualidade, ela está realmente maravilhosa, apesar de estar na época com apenas 24 anos assumiu que colocou silicone nos seios, sua atuação é muito boa e ela teve uma ótima química com Jason Lee onde faz o par romântico, seu melhor momentos é no final do filme.

Ray Liota que foi o ator principal de 'Fuga de Absolom' e fora a péssima maquiagem ele teve uma boa participação em 'Profissão de Risco', provou que seu negócio mesmo é ser coadjuvante, ele consegue sempre equilibrar as coisa e aqui não é diferente, mais uma boa participação sem dúvida. Mas quem chama mais atenção mesmo é Gene Hackman que apareceu muito bem como comediante, seu personagem é realmente hilário e ele caiu bem no papel, o único problema é que no contexto geral foi mal aproveitado sendo descartado deliberadamente da trama que em determinado momento parece tê-lo como parte fundamental mas que depois como já mencionei, volta para a história que envolve Liota.

Não é uma comédia romântica como possa parecer, é uma comédia com uma história muito interessante e que tem o seu lado romântico muito bem feito e explorado, e como muitos pensam não é pouco instrutivo mesmo porque não se aprende a dar golpes vendo um filme, vale muito a pena uma conferida, para se divertir e ver algumas coisas legais como amor verdadeiro entre outras. Não perca também a chance de acompanhar Jennifer Love Hewitt que fez sucesso em 'Eu sei o que vocês fizeram no verão passado' e na sua continuação, uma atriz que promete muito para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário