quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Onze Homens e um Segredo (2001)

Eleven
A diversão é muito mais que garantida em ‘Onze Homens e um segredo’, um filme que é ao mesmo tempo engraçado, diferente, original e extremamente inteligente, mas o que mais chama a atenção é sem dúvida o grande número de estrelas e também a presença de um grande diretor, unidos ao um belo roteiro terminou com um resultado final muito agradável e aprazível de se ver. Lembrando que é uma regravação de um filme com o mesmo nome de 1960, que tinha como ator principal Frank Sinatra, só que com uma nova proposta e uma história com final diferente.

Aqui temos Danny Ocean (George Clooney) que acaba de sair da prisão em condicional e não demora muito para expor seu primeiro desejo: assaltar uma rede de cassinos de Las Vegas, no caso três que guardam todo o dinheiro num mesmo cofre. Para isso ele precisará reunir uma grande equipe, no caso 11 pessoas (daí o nome do filme) que terão cada um uma tarefa. Boa parte do inicio do filme mostra isso lembrando outros filmes onde as cenas são semelhantes mostrando cada um sendo ‘recrutado’ como em ‘Armagedon’, ‘Cowboys do Espaço’ e também ‘Virando o jogo’.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

terminator
Seqüência que conseguiu dar certo, ‘O Exterminador do Futuro II’ é a continuação de um dos maiores sucessos e de um clássico da ficção científica, agora com uma trama muito mais elaborada e dissipada, excelentes efeitos visuais, especiais e sonoros, um grande filme vencedor de 4 Oscars, uma história envolvente e alucinante que prende a atenção de muita gente.

É essencial que se tenha visto o primeiro filme, mas não é totalmente necessário. O inicio mostra mais uma vez o futuro destruído pela guerra nuclear e é narrado por Sarah Connor (Linda Hamilton) que se encarrega de contar novamente a história, citando que seu filho é líder da resistência humana que luta contra o domínio das máquinas. Em seguida temos o que parece ser um repeteco do roteiro do primeiro filme, mas na verdade é apenas algo similar e de toda forma inevitável, é como uma marca registrada da fita, enviar exterminadores ao passado para reaver a história.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Náufrago (2000)

cast away
Um filme emocionante e cativante, ‘Náufrago’ conta uma das histórias mais belas e comoventes que uma pessoa poderia viver, perdida numa ilha deserta no meio do Pacífico, lutando a cada dia para poder sobreviver, e ainda tendo que imaginar amigos para não se sentir totalmente sozinho. É um relato triste cheio de verdades, mais que uma aventura como ‘Robinson Crusoé’ e mais do que uma história de amor como ‘A Lagoa Azul’ ou uma longa jornada como em ‘A viajem infernal’, esse é um drama forte cheio de tristezas e mágoas, a luta do homem pela sobrevivência.

O náufrago em questão é Chuck Noland (Tom Hanks), um executivo da empresa FedEx (serviço de postagem norte-americano similar com o ‘Sedex’ brasileiro e concorrente da UPS) que viaja o mundo à negócios, treinando empregados e sempre correndo contra o tempo para que os pacotes cheguem sempre no horário em seus destinos. Ele é tão frenético que quando viaja para a Rússia no inicio do filme que tem cenas belíssimas de Moscou, lhe envia um relógio marcando o tempo que o pacote demorou para chegar, mais de 87 horas.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Mad Max (1979)

mad max
Um dos primeiros filmes do astro Mel Gibson, ‘Mad Max’ deu fama ao ator e é um dos clássicos filmes de ação, com um estilo totalmente próprio e uma falta de comprometimento total com a realidade e o que hoje querem impor como politicamente correto. O filme acabou sendo um sucesso principalmente na Austrália onde foi filmado, como também no resto do mundo, misturando muita loucura com ficção com violência em cenas de tirar o fôlego.

Em um futuro não muito distante o mundo está caótico, um cenário extremamente caracterizado numa cidade do interior da Austrália onde faz muito calor. A polícia local tenta coibir a violência e grupos que insistem em apavorar o local, a primeira notoriedade são os carros bem diferentes que aparecem e a maneira como os policiais trabalham, o melhor de todos eles é Maxxie Rockatansky (Mel Gibson) ou apenas Max, ele está num carro chamado interceptador, logo no início já temos uma perseguição, o cavaleiro da noite foge num modelo V8 de alta potência e acaba sofrendo um acidente e morre.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Uma Lição de Amor (2001)

Sam
Eu não sei porque, mas existe uma grande dificuldade das pessoas para aceitar um filme dramático. Sempre falam mal chamando de dramalhão e insistem em dizer que são feitas cenas para se fazer chorar, talvez porque não aceitem o fato de que realmente se emocionaram com determinada cena e tiveram sim vontade de chorar. Em ‘Uma Lição de Amor’ nós temos uma linda história e que pode sim fazer chorar e certamente não é forçado, basta estar com o coração aberto e sentir se isso mexe ou não com os seus sentimentos, existem muitos tipos de filmes, uma infinidade, e esse é sem dúvida voltado para poucas pessoas, somente aquelas que tem uma grande capacidade de olhar para o lado e além de aceitar, entender e compreender o drama que vive o próximo.

Sam (Sean Penn) foi abandonado junto com sua filha recém nascida na porta do hospital pela mãe dela que era uma sem teto e que não queria ter uma filha (apenas um lugar para dormir, conta o filme!?!?). O detalhe é que ele é um deficiente mental com QI de uma criança de 7 anos e terá uma dificuldade para criar o neném tendo de ser muitas vezes ajudado pela vizinha (Dianne Wiest) e seus bons amigos que também são deficientes dos mais variados tipos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

O Exterminador do Futuro (1984)

exterminador
Após grandes sucessos como “o caçador de andróides” e ‘Alien’, a ficção no cinema ganhou uma força incomparável e em 1984 o público ganhou um presente sensacional, ‘O Exterminador do Futuro’ com um roteiro revolucionário e uma história de arrepiar que encantou pessoas do mundo todo e ajudou a revolucionar ainda mais esse gênero maravilhoso do mundo do cinema.

No ano de 2029 o mundo não é mais o mesmo, uma guerra nuclear devastou todo o planeta que agora é dominado pelas máquinas, um cyborg (Arnold Schwarzenegger) é enviado ao passado (no caso é 1984) para matar Sarah Connor (Linda Hamilton) a todo custo; E para protegê-la vem também o soldado Caio Reese (Michel Biehn) que é humano, mesmo limitado irá combater o exterminador com toda força.

Mesmo se tratando de uma premissa um tanto forte, como destruir todo o planeta numa guerra nuclear e mostrando o futuro, a viagem no tempo e tudo mais, parece uma história simples e sem tempero, mas o melhor está por vir, a trama toda será explicada no decorrer do filme por Caio, que diz à Sarah que ela será mãe e seu filho o líder de uma revolução humana no futuro que pode acabar com o poderio das máquinas. Nesse momento é que o telespectador começa a viajar na história e ficar pensando coisas, principalmente quando nos é revelado quem é o pai de John Connor, o filho de Sarah.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Duro Aprendizado (1995)

duro aprendizado
Os filmes que tentam retratar a realidade como ela é sempre acabam chamando a atenção, o problema é que todos tendem a fechar os olhos para os problemas e fingir que nada está acontecendo. Em ‘Duro Aprendizado’ nós podemos ver que mesmo nos dias de hoje (a época do filme é 1995) ainda existem racismo, preconceito entre grupos sociais, sejam jovens como no filme ou não.

O filme conta um pouco da história de uma faculdade dos EUA, onde muitos alunos novos chegam e outros vão, o que se vê logo no inicio são grupos de diferentes raças isolados onde recebem maior ênfase os brancos e os negros, mais tarde ainda entram os brancos nazistas. O mais interessante é que o filme não mostra diretamente desde o inicio uma briga direta entre brancos e negros, isso só viria a acontecer no final.

Durante todo o tempo o filme vai contando o dia a dia de alguns personagens em especial, um deles é Malick (Omar Epps) que ganhou uma bolsa na faculdade por ser atleta (pratica atletismo) um negro meio revoltado com a vida e que não aceita provocações, tem dúvidas sobre o seu potencial e não sabe ao certo o que quer da vida. Ele acaba conhecendo outra atleta com quem terá um romance.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Clube da Luta (1999)

clube
Sem dúvida um filme que causou muito furor entre os que aprovaram e os que reprovaram. ‘Clube da Luta’ é um filme instigante sobre o poder psicológico da mente em meio ao desenfreado mundo em que nós vivemos, dotado de muita insanidade, violência sem limites e o retrato de uma vida nada comum. Não era a toa que tantas divergências seriam de fato uma avalanche de comentários que cairiam em cima dele com tanta veemência.

O roteiro é inicialmente confuso, uma narração no mesmo nível que é feita pelo personagem principal Jack (Edward Norton), que tem uma arma apontada para a boca e vai contar como chegou lá. É muito interessante já logo nesse inicio quando ele começa a falar sobre um cara e aí diz - “Vamos voltar mais um pouquinho” para que todos possam entender melhor". Jack é um executivo atolado de trabalho, ele sofre de insônia e precisa até ir ao médico, logo descobrirá uma maneira de neutralizar seu problema, frequentar grupos de apoios a pessoas com algum problema, onde encontrará conforto e o relaxamento de que precisava.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Stigmata (1999)

Stigmata
Um suspense de tirar o fôlego, ‘Stigmata’ é um filme que bate de frente com os princípios da Igreja e sofre com a recriminação não merecida. Ele tenta mudar as palavras do Vaticano alegando existir um novo evangelho escrito por Jesus Cristo vivo, que no caso fora encontrado em meados do século passado mas nunca reconhecido e ainda considerado como heresia. O problema é que o filme mostra o assunto com tanta convicção e as palavras são de forma tão interessantes e muito verdadeiras que ele convence e encanta a maioria das pessoas que assistem, é incrível, mas muitas pessoas mudaram sua forma de pensar e agir perante Deus após ver esse filme e apuraram realmente sua fé.

O roteiro segue uma forma meio diferenciada para mostrar o que quer, ou seja, não temos pessoas católicas com muita fé ou um padre dedicado totalmente à sua profissão, temos sim uma moça ateia, Frankie Paige (Patricia Arquette), que é cabeleireira e adora curtir a noite, e o Padre Vignielli (Gabriel Byrne) que prefere abrir seus olhos mais para a ciência pois quer descobrir mais de onde o homem veio e como, mas não deixa de lado seus princípios religiosos.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Rock Star (2001)

Rock star
Não sei bem se filmes de Rock atraem muito o público roqueiro, se olharmos pelas bilheterias veremos que não. ‘Rock Star’ é mais uma tentativa de mostrar esse mundo louco que não deixa de lado aquele velho jargão “sexo, drogas e rock and roll” e fica longe da grande realidade. Seria muito difícil mesmo superar o excelente ‘Quase Famosos’ de um ano antes, mas só existem detalhes para comparar entre os dois pois aqui a proposta é outra, é muito mais comédia do que drama.

Chris Cole (Mark Wahlberg) é um grande fã da banda Steel Dragon (comparando com ‘Quase Famosos’ lá a banda principal era Stillwater) e ele tem até uma banda própria onde imita mais ainda o ídolo Bobby Beers. Em seu quarto ele tem um pôster do cara, usa as mesma roupas, faz as mesmas coisas e ainda sofre com a reprovação do irmão, que é policial mas tem o apoio dos pais, roqueiros assumidos. Sua namorada e também sua agente é Emily (Jenifer Aniston), ele trabalha na manutenção de máquinas de xerox e usa muito a maquiagem da mão, fatos que já começam a deixar o filme engraçado.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Premonição (2000)

final destination
Após o sucesso de ‘Pânico’, o chamado “terror teen” ganhou sem dúvida uma enxurrada de filmes com o esse estilo, sendo que a maioria foi feita sem muita originalidade e decepcionou muito os fãs do gênero, mas no caso deste ‘Premonição’ tivemos um roteiro completamente diferente dos que tentaram copiar o ‘Pânico’ como ‘Lenda Urbana’, ‘Eu sei o que vocês fizeram no verão passado’, ‘O dia do terror’ e outros, além é claro das continuações, tanto de Pânico, que também foram fracas quanto dos outros, que foram mais fracas ainda, por isso ‘Premonição’ mesmo usando personagens jovens e se encaixando nesse “terror teen”, é algo muito mais sério e é um filme muito mais elaborado e interessante de todos esses.

O inicio do filme é extremamente sensacional, mesmo você não sabendo da história que o jovem Alex (Devon Sawa) prevê um acidente de avião e tal, você vê claramente que se trata de um sonho, pois senão o filme já acabava ali, um acidente de avião todos morrem e fim, mas não, era um presságio e além de Alex outros alunos de um grupo também iram se salvar do tal acidente e daí pra frente o filme ganha uma trama muito interessante.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

X-Men 2 (2003)

Não existe qualquer dúvida de que ‘X-Men 2’ chegou arrasando. Tratado como uma das melhores adaptações de quadrinhos para o cinema (talvez um exagero que só fãs podem desmentir), esse segundo filme teve muito mais divulgação devido ao grande sucesso do primeiro e contou com outro fator muito interessante que foi sua estréia mundial, onde não só nos EUA como em muitos outros países como o Brasil alcançou o primeiro lugar logo de cara e ainda se tornou uma das cinco maiores estreias de todos os tempos, e no Brasil foi a maior do ano até agora. Os dados justificam ainda mais as qualidades e forças que este filme possuí.

O primeiro ponto importante que temos nessa continuação é que ela foi muito mais explorada e possuí um roteiro extremamente melhor que o original. Continuam aqui as divergências entre humanos e mutantes, só que os humanos aparecem um pouco menos e o que mais se destaca é Stryker (Brian Cox) que desenvolveu uma técnica particular de persuadir os mutantes a fim de que os mesmos usem seus poderes da maneira que ele quer, assim sendo ele irá capturar o professor Xavier, só que o bom e velho Charles é tão forte que ele precisa de outro mutante para fazer o serviço, um dos poucos que Xavier não conseguiu ensinar seus conhecimentos quando ele era criança, ironicamente Stryker é pai deste mutante.

X-Men - O Filme (2000)

xmen
Apontado como a melhor adaptação dos quadrinhos para o cinema, ‘X-Men, o filme’ agradou fãs e novos adeptos, mas mesmo mantendo grande semelhança e sendo fiel em sua maioria, alguns aspectos muitíssimos importantes deixaram a desejar, onde tais fatores são justificados pelo orçamento baixo da produção (cerca de U$ 75 milhões) e o curto prazo para gravações para uma história tão complexa e cheia de personagens de diferentes características, desenvolvidas ao longo de tantos anos nas HQ’s.

Mesmo tendo um grande diretor, Bryan Singer, que conseguiu conduzir o filme com naturalidade, a história ou a trama que foi usada aqui foi muito fraca, o que nós poderíamos chamar de o confronto final, a luta final para impedir que o vilão termine sua maldade ou qualquer coisa assim foi de fato bem restrita e simples ao extremo, talvez por ter sido conduzida ao longo da projeção por alguns fatores até interessantes que o filme conta, como o preconceito racial para com a nova classe de seres-humanos mutantes, mutação essa que é causada geralmente na adolescências das pessoas, quando estão em pleno desenvolvimento corporal e mental.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Volta Por Cima (2001)

Tudo sobre o filme Volta por cima
Esta é uma comédia romântica teen com um grande diferencial, ‘Volta por cima’ teve muitas cenas editadas (que podem ser vistas no DVD) e acabou ficando bem enxuto e praticamente sem apelação além de contar com um elenco bom de alguns nomes muito conhecidos e que garantem não só boas risadas como um encanto de extremo bom gosto que certamente vai prender sua atenção do inicio ao fim.

Claro que tem gente que já está saturada de ver esses filmes para adolescentes que sempre contam a mesma história que muitas vezes é bobinha e a maioria prefere apelar demais ao sexo e acaba vulgarizando demais as cenas, mas parece que depois do sucesso de ‘American Pie’ houve um período em que essa fase se manteve em alta como talvez em ‘Gatos numa roubada’ e alguns outros mas depois houve uma freada, aí surgiram os filmes mais tranquilos que preferem tentar imitar um pouco a fórmula que dava tão certo na década de 80 com ‘Namorada de aluguel’ e ‘Namoros eletrônicos’ e surgiram então os filmes mais sossegados como ’10 coisas que odeio em você’ entre outros até este ‘Volta por cima’ que já se enquadra nessa nova geração e vêm conquistando os jovens de hoje.

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Confissões de uma Mente Perigosa (2002)

mente
A vida de um dos maiores produtores da TV norte-americana ABC é retratada de forma fiel em ‘Confissões de um mente perigosa’ que é baseado no livro, manuscritos e entrevistas do próprio Chuck Barris, que foi o responsável pela criação de inúmeros programas de auditório como ‘Namoro na TV’ e ‘A hora do gongo’, muitos deles copiados pela TV brasileira até hoje provando o sucesso e a eficiência de Barris.

O filme começa no ano de 1981 onde Chuck (Sam Rockwell) está trancado num quarto de hotel lamentando os erros que cometera na sua vida. Logo em seguida ele começa uma narrativa sobre os principais fatos de sua história desde 1941, temos então uma seqüência desenfreada de cenas com palavrões sem limites, sexo, nudez e muita depravação, muitas pessoas deixam de ver o filme devido a este inicio que não mostra o que realmente vem pela frente.

Chuck acaba conhecendo Penny (Drew Barrymore) com quem passa a ter um relacionamento mais sério. E em meio a tentativas de fazer sucesso na TV ele é convidado por um cara (George Clooney) para ser agente da CIA, acaba convencido e depois se arrepende por ter conseguido aprovação de uma de suas ideias na TV. Mesmo com o sucesso de seus programas, Barris vai sentir a necessidade de matar novamente e continuara fazendo trabalhos para a CIA onde em uma de suas viagens acabará conhecendo Patricia (Julia Roberts).

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Matrix Reloaded (2003)

matrix
Em primeiro lugar gostaria de lembrar, apesar de todos já saberem, que o filme ‘Matrix’ de 1999 foi um marco no cinema em termos de efeitos especiais e o que foi melhor, apresentou uma trama com ideias sensacionais que iam muito além da imaginação e acabou sendo uma grande sucesso de público e de crítica. Tais fatores que levaram os ‘calados’ irmãos Wachowski a fazerem mais duas sequências transformando o filme então numa trilogia, dado o sucesso do primeiro.

O fato é que Matrix virou um fenômeno absurdo se tornando um filme extremamente comercial e criando muitas expectativas para as pessoas que gostaram do primeiro, só que um pequeno detalhe que se vê em ‘Matrix Reloaded’ é que ele não está totalmente ligado a ‘Matrix’, como uma continuação direta e por sua vez está completamente e totalmente ligado a ‘Matrix Revolutions’ se tornando assim um capítulo de duas partes tendo ‘Matrix’ como prefácio e ‘Revolutions’ como parte final.