segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Oblivion (2013)

E então, após 2017, se passaram 60 anos e a Terra já não é mais a mesma. O filme "Oblivion" e seu apocalipse já surpreendem e instigam desde o começo. Uma Guerra entre seres-humanos e alienígenas, que teria sido vencida pelos humanos, destruiu a lua e mudou completamente a vida no Planeta Água. Agora só existe os saqueadores e um monte de máquinas fazendo um tipo de guarda, vigia, com apenas dois humanos cuidando da manutenção das mesmas. As pessoas que sobreviveram agora vivem em uma lua do planeta Saturno, em segurança, aguardando a captação dos recursos da terra através de máquinas gigantescas e poderosas.

E lá está o astro principal do filme, cuidando dos drones e tentando não ser morto pelos saqueadores, enquanto espera pela sua ida à lua de Saturno. Estive pensando agora e notei uma certa semelhança com "A Vila" e Zion, de "Matrix". Mas a verdade, meus amigos, é que tudo era uma grande mentira. Jack Harper tem algumas lembranças da Nova York na época em que tudo era como nos dias de hoje. Antes da Guerra, a tal Guerra entre os humanos e o ataque alienígena que destruiu a lua.


Antes de prosseguir, eu gostaria de falar um pouco sobre essa ideia de destruir a lua e consequentemente a Terra. Isso poderia ocorrer de fato. A Lua surgiu após uma grande colisão de um objeto (talvez um asteroide ou outro planeta) com a Terra. Então os detritos foram se juntando com o passar de milhões de anos e assim a Lua se formou. Com isso a rotação do planeta passou de 4 horas para 24 horas. Se a Terra tivesse rotação de 4 horas ao invés de 24, não haveria vida, só terremotos, furacões, tsunamis e todos tipo de 'desgraça' climática. Nem os dinossauros teriam nascido.

Após isso vamos voltar as explicações sobre o filme Oblivion. Era tudo mentira. Talvez alguém tenha interpretado diferente, mas na minha opinião nunca existiram alienígenas. Na verdade trata-se de inteligência artificial. As máquinas tomaram conta, sim, exatamente como em "O Exterminador do futuro". E nesse caso, claro para que a ideia de enganar o telespectador funcionasse, eles talvez tenham errado em onde colocar o ator principal. Ou seja, ele devia ser um dos supostos saqueadores (aliens), que na verdade eram humanos também.

Esse que é o grande detalhe de tudo. Jack teve sua memória apagada e foi levado a acreditar em tudo que é colocado no início do filme como o telespectador é levado a acreditar. Não existe uma estação espacial fazendo a triagem das pessoas que serão levadas à Lua de Saturno. Não existe ninguém na Lua de Saturno, era tudo uma história furada para levar os humanos para a tal estação e assim matá-los. A estação era na verdade a nave dos alienígenas, mas como não havia aliens, era a nave da Inteligência Artificial.

Assim podemos chegar a compreensão do que era aquela nave que caiu com as capsulas com seres humanos e do que se tratava as lembranças de Jack. Ele e a Victoria faziam parte de uma missão que fora lançada em 2017 para saber o que acontecia de fato na tal estação espacial. Pelo que eu pude entender, em 2017 a vida ainda seguia mais ou menos normal na Terra, tendo inclusive disputa do Super Bowl no estádio onde o Super Bowl será em 2014 na verdade. Então eles iam vivendo do jeito que dava, ou seja, com todas a dificuldades que o planeta passou a ter sem a Lua, e esperando para ir viver melhor na tal Lua de Saturno, mas quando iam morriam.

Aí lá foi a missão Genesys da NASA. Ver o que estava acontecendo. Mas era muito longe, então eles se congelaram, como no filme "ALiens". Em 2017 isso não será possível, o filme talvez erre aqui ao não colocar as datas de formas mais avançadas. Tudo poderia ser em 2117 pelo menos. Aí Jack e Vic acordam antes, por ele ser o comandante e ela piloto talvez. Eles detectam que algo está errado e soltam uma parte da nava com aquelas capsulas. E esta parte da nave que caiu na Terra 60 anos depois.

Nesse caso eu penso um pouco sobre o que a Inteligência Artificial pensou. Os humanos suspeitaram de algo, precisamos fazer alguma coisa. E então ao invés de matar Jack e Vic, eles os capturam e apagam suas memórias para que eles trabalhem para a IA. Só que eles não duram muito, e então são feitos clones deles e enviados para cuidar dos drones e manter o objetivo inicial que era extrair todos os recursos naturais da Terra. O que será que eles queriam com os recursos naturais? Sou obrigado a imaginar que deveria mesmo haver algo mais por trás de tudo isso!

Os clones são instruídos a não entrarem em áreas teoricamente radioativas. Na verdade são áreas onde os outros clones que não podem ser descobertos pelo outros clones estão. O Tech 49 é então capturado pelos tais saqueadores que se revelam então seres humanos. Eles explicam tudo à Jack e libertam ele, acreditando que este clone é diferente. Tudo porque esse clone descobriu aquele lugar verde com o lago e a cabana, um lugar bom para morar na destruída Terra. Sem lua será que esse lugar seria possível? Não sei!

Aí ele descobre o outro clone, o 52, e recupera sua memória com a esposa que salvou 60 anos depois! E volta lá com os sobreviventes humanos para acabar com a Inteligência Artificial. O filme já havia enganado você de diversas formas e não perderia a chance de fazer isso novamente, e ainda por cima encontrando uma forma de preservar o personagem principal. Incrível.

Tem vários detalhes que ficam sem explicação, mas em geral da para entender, da para se divertir com um mundo futurístico e as cenas de ação são realmente eletrizantes e tensas. Vale à pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário