segunda-feira, 3 de agosto de 2020

No Coração do Mar (2015)

Veja o trailer deste filme, veja o pôster de divulgação e a capa, veja também a sinopse e tudo que existe relacionado ao livro Mobi Dick. Depois de tudo isso me diga se não acha que este filme é sobre uma baleia? Mas não é. Pelo menos na minha opinião, após assisti-lo pensando ser um filme sobre uma baleia branca que ataca um navio de caçadores de baleia, vi que não era bem isso, ou melhor dizendo, não era apenas sobre isso. Entendo que em um primeiro momento o filme fosse mesmo fazer uma preparação até chegar na hora da baleia atacar e tudo mais, levando quase uma hora para acontecer isso, mas quando começa você já logo fica em dúvida sobre onde isso vai parar. E é exatamente aí mesmo, onde mal começou, que já vai parar essa "parte da baleia".

Em sua nobre defesa o filme tem seu próprio nome como argumento contrário ao pensamente de que se trata de um filme sobre uma baleia - "No Coração do Mar". Então essa seria a grande sacada para quem está pensando em ver esse filme, pensar que seja um filme sobre o mar, o oceano ou navegadores, pescadores, enfim, qualquer coisa menos que seja apenas sobre uma baleia. Isso provavelmente irá ajudar muito a quem assistir superar melhor a primeira metade do filme que é bem linear, devagar a quase monótona. eu particularmente senti na primeira metade que o filme parecia caminhar do nada para lugar nenhum.

Eu gosto do diretor Ron Howard. Ele tem em seu currículo clássicos como "Splash, uma sereia em minha vida" e "Coccon". Se não bastasse ainda fez filmes premiados como "Uma mente brilhante" e "Apolo 13". Agora, em "No Coração do Mar", eu acho que o roteiro tenha lhe prejudicado um pouco, pelo menos nesta primeira metade. O problema talvez seja não se tratar nem de um filme sobre o navio Essex e nem um filme sobre a baleia. Baseado em um livro, o filme na verdade conta a história do cara que escreveu Mobi Dick entrevistando um sobrevivente do navio atacado por uma baleia para inspirar sua história. Como é dito no próprio filme ele vai escrever um história de ficção baseado em uma história verdadeira.

Da metade para o final a coisa muda um pouco de rumo. O personagem que conta a história ainda está lá contando a história, mas o filme para se transformar quando seu objetivo é apenas ver quem vai sobreviver agora, e mais do que isso de que forma e o que precisarão fazer para sobreviver. Em alguns momentos fica até confuso saber quem ainda está vivo, podendo no final surpreender de alguma forma.

Acho que Chris Hemsworth ganhou um papel fácil para ele, que é o de herói. Brendan Gleeson eu acho que trabalhou bem também, muitos poderão se lembrar dele em "No Limite do Amanhã".

É uma aventura que vale à pena ver, mas recomendo que se veja como um filme sobre o mar do que sobre uma baleia, para não se decepcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário