segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Além da Morte (2017)

O que me chamou a atenção inicialmente neste filme foi a presença de Ellen Page no elenco. Apesar da atriz ter uma longa carreira, eu só a notei quando ela fez "A Origem" (2010). Ela tem um rosto que me agrada imensamente. Então eu pesquisei na Netflix e assisti mais alguns filmes com ela, como "Tallulah" (2016), "Amor Por Direito" (2015) e até "No Escuro da Floresta" (2015). É, eu tava viciado em Ellen Page. Mesmo assim, antes de decidir colocar o filme na minha lista (que está bem cheia por sinal), eu resolvi ver primeiro o trailer, que acabou por me convencer de que o filme deveria ir direto para o topo da lista. Exagero? Acredito que não, depois de ter visto o filme inteiro.

Ao ver o trailer da para entender bem do que se trata o filme. Alguns estudantes de medicina irão iniciar experiências de quase morte, ou morte por alguns minutos, para saber o que acontece do "outro lado". Quem assiste filmes desse gênero já viu isso muitas vezes e já está acostumado com a ideia, não é novidade para ninguém. Rapidamente me lembrei por exemplo de "Os Espíritos" (1996), onde o personagem do Michael J. Fox passa por essa experiência. Durante o trailer, no entanto, eu não percebi que este filme iria abordar o tema da morte, mesmo que não em sua totalidade, o que deixou tudo ainda mais interessante.



Minha opinião segue a partir daqui com spoilers. No começo do filme vemos um acidente de carro e logo depois se passam 9 anos. Mesmo assim eu ainda não associei o filme com mortos e fantasmas. Até que, após Courtney (Ellen Page) ter a sua experiência além da morte, ela passa a ver coisas fantasmagóricas, até ser revelado que sua irmã mais nova havia morrido naquele acidente de carro. Ela também começa a ter mais inteligência e acessar memórias antigas, o que leva seus colegas a quererem também ter a experiência além da morte para saber o que poderia acontecer com eles.

Depois disso essa parte de melhorar algo no potencial de seus cérebros vai ficando de lado e o foco é mais naquilo que parecem ser fantasmas de alguém que já morreu. Esse para mim foi o ponto chave na história toda do filme, quando nos fazem pensar que são todos fantasmas querendo algum tipo de vingança por suas mortes, mas que depois é revelado que não era nada disso. Eu acho que filmes feitos assim, onde guardam o segredo e nos fazem pensar em algo que não é, para depois revelar a verdade são muito interessantes. Eu particularmente gosto de ser surpreendido, apesar de estar sendo enganado. Porém com uma chance de não ser, caso pensasse um pouco mais além de apenas assistir de forma linear.

Tudo muito bom, muito interessante, mas então o pior vem: Courtney simplesmente morre. É legal pela ousadia, por sair se uma mesmice, mas para mim que estava vendo em parte pela Ellen Page foi muito difícil ver a atriz principal ser descartada de forma tão súbita. A explicação para tal vem pela facilidade de explicação da trama toda no final, pois apenas em sua "assombração", havia realmente uma morte envolvida. Nos outros personagens poderia ser tudo resolvido com um pedido de desculpas aos envolvidos nos casos para que eles deixassem de ser "assombrados". Com isso eu entendo que talvez haja um alívio em não entender ou não aceitar a morte de Courtney.

Diego Luna tem uma carreira longa e recheada, eu particularmente confesso que não conseguia lembrar de onde o conhecia, mas ao pesquisar vi que foi de "O Terminal" (2004). Nina Dobrev chamou muito a atenção pela beleza, mas também por ter a história mais complicada a ser resolvida. Kiefer Sutherland é um talento desperdiçado no filme, mesmo assim as poucas vezes que aparece são suficientes para vermos o quão bom é esse ator.

É um filme com muitas reviravoltas e muito mistério. Eu acho que vale muito à pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário